Criar uma Loja Virtual Grátis
ESTUDOS BIBLICOS
ESTUDOS BIBLICOS

Dons espírituais

 1-      São capacidades vindas de Deus a cada crente, homem ou mulher com a finalidade de edificação da igreja do Senhor.

2-      São aptidões dadas por Deus o Pai/o Filho e o Espírito Santo aos cristãos sem distinção de gênero= masculino ou feminino para realizarmos tarefas espírituais na igreja do Senhor

3-      São habilidades adquiridas, não por esforço humano, mas pela bondade de nosso bendito Senhor Deus com o fim de aperfeiçoamento dos santos (homem e mulher) para o serviço do Senhor em sua igreja.

4-      São habilidades isentas completamente de corrupção. Puras por natureza. Sem defeito algum. Dadas por Deus aos seus servos para habilitá-los na obra de Deus.

 

 Os dons espírituais são concedidos a todos os crentes, simplesmente por que na vida cristã sem a presença deles, nada aconteceria. O Senhor Jesus disse que: ... Sem mim nada podeis fazer... (s. João 15.5 parte b); disse também aos discípulos antes de subir aos céus que não se ausentasse de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai. E a promessa era a vinda do Espírito Santo para estar em nós nos capacitando para a obra de Deus e muito mais.

Todos os crentes possuem pelo menos um (01) dom espiritual em virtude de que o Espírito Santo habita neles. Podemos afirmar então que: quem não tem nenhum dom espiritual fica claro que ele também não possui o Espírito Santo, e se não o possui, afirmamos também que este não é um crente no Senhor Jesus. Rm 8:9 diz assim:...Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

O ser humano nascido de Adão recebe dons naturais no inicio de seu nascimento, de acordo com o passar dos dias vão surgindo novas habilidades. Visto que por intermédio desses dons, o homem pode realizar tarefas especificas. Em contra partida sem eles nada aconteceria.

Todos os nascidos de Jesus cristo recebem também dons. Mas agora são espirituais. Tem a ver com habilidades vindas dos céus para realizar tarefas espírituais específicas. Assim também como sem os dons naturais nada aconteceria, do mesmo jeito é sem os dons espirituais.

 

IMPORTANTE: A palavra de Deus registra muitos acontecimentos com relação ao serviço de Deus sendo executado sem essas habilidades. Qual foram os resultados obtidos? O serviço foi realizado com êxito, segundo a vontade Deus?

Um dos casos que apresentaremos fala sobre um grande servo de Deus, seu nome era Moisés. Este homem foi escolhido por Deus para libertar os Israelitas do poder de Faraó e depois guiá-los em sua jornada até a terra de Canaã. E assim aconteceu.

Quais habilidades foram por ele usadas para que esta grande obra fosse realizada com sucesso? Moisés precisou de:

 

1 – ser chamado por Deus para tal obra; (Êxodo 3.10, 13 e 14)

2 – ser revestido de autoridade, vindo sobre ele o Espírito Santo; (Êxodo 4.1 a 9)

3 – possuir o fruto do Espírito de Deus; (Nuns 12.3 ver gálatas 5.22)

4 - realizar sinais diante do povo e também diante de Faraó, rei do Egito estando ainda na terra do Egito. E depois no deserto realizar façanhas incríveis, tais como: o mar vermelho se abrindo e outros.

 Mas, quando foi que ele tentou fazer a obra de Deus sem possuir tais habilidades?  E o que aconteceu em conseqüência disto?

Está registrado no livro que ele escreveu: êxodo. Precisamente no capítulo 2, apartir do versículo 11 até o 14. Em Atos dos Apóstolos está registrado no testemunho de Estevão que Moisés tendo completado 40 anos veio ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel (atos 7.23-28).

Por que o desejo ainda que fosse sincero de Moisés não pode ser realizado? Aonde foi que ele falhou? O que o motivou a tentar salvar seus irmãos? Quais habilidades ele usou?

Primeiro vamos examinar Moisés.

Quem era ele?

* Hebreu de hebreus;

 *Adotado pela filha do faraó; Êxodo 2.10

 *Esteve durante seus primeiros 40 anos no palácio de faraó; exceto alguns anos com sua família sendo criado por eles; Êxodo 2.2 e 10

 *Foi instruído em toda a ciência dos egípcios; Atos 7.22

  *Era poderoso em palavras e obras; Atos 7.22

  * Ainda era solteiro

 Apartir dessas informações poderemos identificar onde foi que ele falhou.

Nos livros de êxodo e atos diz claramente que aos 40 anos de idade veio-lhe ao coração visitar seus irmãos, e conseqüentemente deu atenção para as suas cargas, ou melhor, dizendo, todo o seu sofrimento. Indo a eles contemplou algo que mexeu com suas emoções. Um de seus irmãos estava sendo maltratado por um egípcio e no outro dia dois de seus irmãos estavam pelejando. No primeiro episódio matou o egípcio e no segundo quis levá-los à paz. Mas nada saiu do jeito que ele queria. Nesses dois casos foram usadas as seguintes habilidades: força física no primeiro e no segundo jogo de palavras. Ainda que assim foi, houve sinceridade da parte dele.

Segundo o próprio relato de Moisés no discurso de Estevão, Moisés pensou que o povo entenderia que Deus lhes havia de dar liberdade pelas suas mãos.

Para que ele tivesse tal pensamento em seu coração, Deus seria o responsável. E realmente aconteceu tal chamado, mas somente 40 anos mais tarde. Estando ele agora com 80 anos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 Podemos ver claramente pelo relato da própria palavra de Deus, que há tempo para tudo... (provérbios 3.1). Moisés quis fazer a obra de Deus sem ser chamado por Ele. Quis fazer isso fora de tempo. Mesmo tendo ele esse desejo no seu coração, ainda não era o momento certo. (comentário particular). Quando ele tomou as duas primeiras iniciativas para ajudar os seus irmãos, sentiu que era a hora certa. Mas vemos que não foi. Estava despreparado para dar seguimento a esta grande obra. Teve impulso naquele dia, mas logo passou, pois fugindo do Egito foi morar em Midiã. Aonde se casou com sua mulher tendo dela filhos. E ali morou por 40 anos. Podemos concluir que Moisés falhou por ter tentado pelas suas próprias habilidades que havia adquirido libertar o povo de Israel da opressão dos egípcios. O que passou na mente e coração dele após o fracasso de sua atitude. Segundo relato, o próprio Moisés Atos 7.25 imaginou que eles entenderiam que seria ele que Deus escolheria para libertá-los.   Pensou certo. Mas fora de época e do jeito errado. Logicamente que ele se entristeceu por tal.

Apesar de ser ele poderoso em palavras e obras, também conhecer toda a ciência dos egípcios, isto nada o ajudou em seu desejo. A obra de Deus precisa ser feita por Deus, no tempo dele, do jeito dele.

Querer fazer a obra de Deus é uma, realizar é outra. Na por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, disse Deus (Zac 4.6). O Espírito veio para estar conosco até a consumação dos séculos. Tendo muitas tarefas, mas uma delas é capacitar para realizarmos a obra do Evangelho. Anunciar Jesus como salvador e depois ensiná-los em toda verdade.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

       segundo estudo

 

 

                                       

 

                         

 

 

 

1Co 7:23  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens

 

Comentário: esta bela citação mostra o quanto pertecemos por completo ao Senhor que nos salvou. Fomos comprados pelo precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo,(   1 Pedro 1:18,19) quando ali no calvário deu a sua vida por nós, pecadores.

 

Baseado no tema abordado para o nosso estudo acima citado, devemos  considerar com muita seriedade esta grande verdade que nos foi apresentada, a qual  é: fomos comprados por bom preço... Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 cor 6:20). que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Conforme está escrito em 1 Pedro 1:18 parte b, nós fomos resgatados de uma vida sem sentido para Deus, envolvidos apenas em questões referente à nossa própria necessidade material(carnal). Porque isto veio a acontecer? Com a entrada do pecado neste mundo, os homens começaram a viver a vida que Deus havia dado a eles, não como o próprio Deus queria, mas buscando satisfazer seus próprios interresses pessoais ou sociais. O verdadeiro sentido de nossa vida é sem sombra de duvida: a nossa vida deve ser exclusivamente para satisfazer a vontade de Deus. Para isso Ele nos criou não para nós mesmos, mas para seu eterno propósito. O homem desde a sua queda tem buscado viver os anos que Deus deu a ele, de uma forma inútil. Estamos gastando tempo precioso em coisas sem nenhum proveito espiritual. Com isso estamos disperdiçando-o.

Devemos considerar  para uma melhor compreensão do que Deus quer para nós, precisamos lembrar que o mundo em que estamos inseridos, corre loucamente para o nada. Como assim? Quais as coisas que estamos nos envolvendo aqui neste mundo que nos fará pessoas melhores para Deus? Será que uma faculdade, ou um casamento, ou quem sabe ser um grande atleta esportivo, ou ser um bom jornalista, ou ser um excelente cantor? Ou... Esta vida nos oferece diversas oportunidades de realizações pessoais como indíviduo que somos. Podemos escolher qualquer área que quisermos, digo me referindo às oportunidades que o mundo nos oferece, não que temos este direito. Todo aquele que reconheceu Jesus como seu Salvador, deve saber que pertence a Este que se tornou seu dono. Somos do Senhor, não apenas espiritualmente falando, mas todo nosso ser. Corpo, alma e espírito. Temos necessidades naturais desde a criação do mundo. Assim que Deus plantou o jardim do Éden, colocou o homem para o lavrar e guardar. Isso significa que o próprio Deus determinou que o homem deveria trabalhar. Logo a sua queda o homem foi colocado a trabalhar para o seu próprio sustento, com suor do seu rosto, até que ele viesse a morrer. Isso ocorreu, e está acontecendo até os dias de hoje e será até o final. Entretanto o homem não deveria ser escravo do serviço, assim como de nada que esteja neste mundo. Pois tudo isso há de passar. 1Jo 2:17  E o mundo passa, e a sua concupiscência...

O homem sem Deus vive buscando o incerto. O que não perdura para a vida eterna. Seus alvos são terrenos, visto ser ele imagem do que é terreno. É natural para os descrentes viverem para realizações pessoais sem se importarem com o que Deus quer na verdade. Já os cristãos não podem viver assim. Devemos viver neste mundo como peregrinos e forasteiros, como na verdade o somos. Os nossos interesses devem ser o Senhor e a sua obra. Não que estamos proibidos pelo Senhor de trabalhar, estudar, brincar, viajar, festejar e outras eventualidades. Podemos tudo isso, mas não devemos jamais esquecer (1Co 6:12  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.) o problema é que com o passar do tempo acabamos por nos envolver tanto, que nos escravizamos pelas nossas próprias mãos. Começamos no domínio, por fim elas nos dominam. Devemos lembrar que o Senhor nos libertou da escravidão do mundo onde impera a vontade humana. Ele nos libertou nos transportou para o seu reino de paz. Que preciosa palavra!!!!  Achamos interressante quando lemos à história de Israel. Desde a sua libertação da opressão dos egípcios até muitos anos depois. O que aconteceu? Israel libertado por Deus foi conduzido a uma terra onde suas vidas aproveitariam do maravilhoso cuidado do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Receberiam do próprio Deus todos os cuidados que eles necessitariam. Mas o que aconteceu depois que eles possuíram a terra? O povo não andou nos caminhos de Deus. Novamente se tornaram escravos, não mais dos antigos opressores, mas de outros tantos que apareceram. Pessoas livres para servirem a Deus, se puseram debaixo de escravidão.

E isso tem acontecido conosco. Como? Cada pessoa olhe para dentro de si mesmo. O que vês? Vejo-me desperdiçando tempo em demasia naquilo que não pode satisfazer minha alma. Naquilo que não trará proveito para Deus.

Enquanto estiver mos neste mundo estaremos sujeitos a ele. Teremos que trabalhar, pois que não trabalha, que não coma também. (2Ts 3:10  Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.)

Estudaremos, casaremos e outros emos. Mas não devemos dedicar a nossa vida somente para isso. Está escrito  em Am 8:5 Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas. Esse relatório vergonhoso nos mostra claramente como estavam interessados nas festas  do Senhor. Queriam, na verdade que tudo passasse logo, para continuarem os seus negócios, afinal estavam perdendo dinheiro. “E o mundo “diz:” tempo é dinheiro”

Será que estamos em posição igual ou diferente a estes que foram mencionados acima? Quantas reuniões têm por semana? Quantos não? Quanto tempo dura as reuniões da igreja, comparando com o dia de 24 horas?

Normalmente o sábado e domingo são dias de descanso para as pessoas que habitam neste mundo, não todas. Elas querem aproveitar para fazer algo diferente, talvez quem sabe: passear, viajar, dormir mais um pouquinho, etc. afinal terá que voltar novamente na segunda para trabalhar de novo. Por isso não posso ir nas reuniões. Não aproveitarei nada estando lá. “E Deus não quer que seja assim”, é o que muitos dizem. 

Em si tratando de estudar a bíblia, muitos não conseguem por estarem cansados pela correria do dia a dia.  Outros por colocar outras atividades no lugar, tais como: um futebol, uma novela, um filme, um passeio, etc. outros deixam para fazerem a leitura, veja bem, a leitura da bíblia, não estudá-la um pouco antes de dormir. Isso depois de terem se saciado das atrações mundanas. Para se estudar a palavra de Deus precisamos de tempo necessário.  

Na verdade o fato de não dedicarmos o nosso tempo a Deus, não por estarmos cansados, ainda que estejamos, mas sim pela falta de comunhão com Deus. Quantas pessoas que servem a Deus, trabalham, estudam, fazem muitas outras coisas e ainda assim se dedicam grande parte de seu tempo para as coisas espirituais? Porque eles conseguem e outros não? Devemos cumprir nossas tarefas neste mundo com perfeição, não dando motivo para escândalo. Feito, agora nos envolver no mais importante as coisas espirituais.  Usando Amós 8:5, devemos fazer o oposto, querer que o serviço cotidiano acabe logo, para poder estudar a bíblia, fazer uma visita, enfim voltar a nossa atenção ao nosso Senhor

 

 

 vejamos agora alguns textos sobre o tema abordado:

10:15  Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.

 

22 ¶  E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.

23  Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

24  Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem 1Co.celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?

25  E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

26  Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?

27  Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

28  E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

29  Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.

30  Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.

31  Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

32  Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.

33  Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca; não sejais sábios em vós mesmos;acabe aonde não chega ladrão e a traça não rói.

34  Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

 

16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes

25 ¶  Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26  Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28  E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29  E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

 

Jo 6:27  Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

 

1Co 7:31  E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

1Co 7:33  Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

1Co 7:34  Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

 

Mt 4:4  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Lc 4:4  E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

 

Cl 3:2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Mt 13:22  E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Mc 4:19  Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.

Lc 8:14  E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;

Lc 21:34  E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

 

1Co 15:48  Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

1Co 15:49  E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

 

1Pe 1:18  Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

 

Lc 17:27  Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.

Lc 17:28  Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

 

Mt 24:38  Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

 

Lc 10:38  E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

 

.39  E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Lc 10:40  Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

Lc 10:41  E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

 

1Co 7:23  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

 

Gl 5:1  Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

 

1Co 7:29  Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;

1Co 7:30  E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuissem;

 

 1Jo 2:15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

1Jo 2:16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

1Jo 2:17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

 

8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

que nós sejamos como o Senhor Jesus, a receber tal proposta veja Mateus 4(a última das tentações)

  -------------------------------------------------------------------------------------------------

3 ESTUDO

Estudando a bíblia

 

 

2timoteo 3.16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

 

Sessenta e seis escritos. De Genesis a apocalipse, estes são: toda escritura inspirada por DEUS. São estes que Deus usará para nos ensinar o que Ele quer que saibamos.

O propósito da palavra escrita é dar ao homem conhecimento sobre o verdadeiro Deus. Levando-o a obedecer ao seu Senhor com discernimento espiritual.

 

Certa vez perguntou um doutor da lei ao Senhor ‘Jesus: Lucas 10. 25 ¶ E eis que se levantou certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele (Jesus) lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?  27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31  E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32  E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 33  Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34  E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35  E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36  Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37  E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

 

Neste episódio vemos claramente o quanto nosso senhor Jesus é o que diz ser: Mateus 11.28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

Quando na ocasião, o doutor da lei veio até Jesus tentando-o. Entretanto a forma como Jesus deu continuidade à conversa, foi de grande inspiração para todos nós. O que Ele fez de tão maravilhoso? Vejamos o que Ele perguntou ao escriba: Que está escrito na lei? Como lês?

Duas perguntas.

Primeira: que está escrito na lei?

 Observe primeiro este versículo Jo 5:39  Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

 

O senhor Jesus o conhecia, e quis ouvir de sua própria boca o que ele havia lido no livro da lei.

Tudo o que está escrito na escritura de Deus é perfeito. Não há nada que mereça correção. Toda a palavra é digna de aceitação.  Este doutor da lei sabia muito bem de tudo isso, mas será que ele sabia o sentido real do que ele lia nas escrituras.

Quando Jesus perguntou para ele: como lês? O Senhor queria saber como ele interpretava a escritura.  Ler o que está escrito, qualquer pessoa alfabetizada pode fazer, crente ou não, douto ou indouto. A questão está é em entender o sentido.

Deus está interessado no nosso aprendizado. Quer que venhamos a ter o pleno conhecimento da verdade (1TM 2:4) Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

 

Em Atos dos apóstolos no capítulo  8:30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

 

O apóstolo Paulo escrevendo a primeira carta a Timóteo, disse assim: 1TM 4:15  Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

 

No antigo testamento no livro de Josué está escrito:

 Js 1:7 Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Js 23:6 Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;.

 Js 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido

 

Também em Deuteronômio

 

Dt 5:32  Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.

Dt 17:11  Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.

 

No Salmo 1 está escrito:   1 ¶  Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

 

Devemos estudar a bíblia como muita reverencia e fé. Procurando em todo o momento não separar textos dos seus respectivos contextos. Ter o cuidado de não isolar versículos, que podem comprometer as nossas interpretações.

 

O apóstolo Pedro escreveu algo sobre as cartas de Paulo. Disse que elas continham pontos difíceis de entender. 2Pe 3:16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

 

Neste versículo tem duas palavras importantes negativas que não devem fazer parte de quem quer conhecer verdadeiramente o sentido das escrituras sagradas. A primeira é indouto. Qual é o significado desta palavra? Vejamos no dicionário significado de DOUTO= Muito instruído; sábio; erudito.  Então indouto é o oposto.

A outra é a palavra inconstante. Qual o seu significado? Vejamos novamente no dicionário. CONSTANTE= Que tem constância, firmeza. / Que não varia. / Contínuo, freqüente. Logo uma pessoa inconstante é tudo isso, só que ao inverso.

Por isso é que temos que estudar com seriedade a bíblia, não para adquirirmos conhecimento apenas, mas para uso diário em nossas vidas cristãs. Pois é através da palavra de Deus que o homem é santificado. (ver S.João 17:17  Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

O salmista escreveu: Sl 119:105. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

 

Vejamos novamente as palavras de Pedro sobre as cartas de Paulo: 2Pe 3:16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

 

Esta afirmação do apóstolo Pedro é completamente verdadeira.

 

As duas classes de pessoas aqui mencionadas representam uma grande parte dos habitantes desse mundo. Pois muitos estão tão envolvidos em ter uma religião, que nem se preocupam com o estudo sincero da palavra de Deus. Digo isto com muita dor no coração. Visto que somos responsáveis por nós mesmos diante de Deus, como está escrito em Rm 14:12  De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

 

Deus concedeu o livre arbítrio ao homem, e cabe a este tomar as decisões com relação a tudo nessa vida, material ou espiritual. Fazer o que é certo ou não. Estudar a palavra de Deus ou copiar o que já está pronto. Se bem que é uma tentação copiar de outros as interpretações já realizadas, (não que elas sejam a verdade). Temos muitos homens respeitados no ministério da palavra de Deus. No entanto, todos são falíveis.  Todos sem exceção. Por isso cada um de nós com muito temor a Deus, precisamos diariamente estudar as escrituras. Conferindo palavra por palavra de tudo aquilo que ouvimos e que iremos ouvir daqui pra frente. Veja este versículo em Atos dos apóstolos: At 17:11  Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

 

 Devemos examinar as escrituras cada dia. Este deve ser o nosso prazer. Devemos ser como o salmista: Sl 112:1  Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.

Sl 119:24  Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

Sl 119:35  Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.

Sl 119:143  Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.

Sl 119:174  Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.

 

 

Observação: há muitos outros versículos que poderiam ser usados para a nossa meditação, contudo se fossemos usar todos de uma só vez, necessitaria de muito mais espaço. E outra coisa importante é sobre os [ parênteses] que poderiam ser abertos durante este estudo, seriam muitos. Mas não seria conveniente no momento.

 

Que Deus abençoe cada um no estudo de sua palavra. Amém!!!!

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

    4º estudo                                          TEMA:

 

                       INTERPRETANDO A PALAVRA DE DEUS

 

  Lc 10:26  E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?    

 

 

Esta pergunta foi feita pelo próprio Sr. Jesus a um doutor da lei.

E hoje não é diferente. Esta mesma pergunta é feita a cada um de nós, toda vez que estamos ouvindo ou principalmente quando estamos estudando escrituras sagradas. No estudo acima vimos a necessidade de estudar a bíblia, neste agora estamos interessados não apenas lê-la mas como é o desejo de Deus, que todos venham ao pleno conhecimento da verdade. Esta expressão: ...que todos venham ao pleno conhecimento da verdade, não é apenas conhecer o que está escrito, mas que todos cheguem a entender toda a verdade apresentada neste livro que é o mais vendido em todo o mundo.

Há uma grande diferença entre saber o que está escrito, e o que está escrito quer dizer.

No mundo há diversas crenças que diferem uma das outras. E todos afirmam que tal crença que ele ou eles defendem, foi tirado da Bíblia. Muitas pessoas que ouvem tais crenças e percebem as divergências entre elas, e conseqüentemente ficam confusas. Muitos dizem com relação a estas divergências de entendimento: ‘já não sei que está dizendo a verdade, pois todos dizem que suas crenças são a verdade. Que a sua igreja é a certa e as outras são falsas’. Tudo isso se dá pela falta de estudo sincera da palavra de Deus. O apóstolo Paulo escreveu: 1 coríntios1Co 2:14  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Para se entender o está escrito nas escrituras, necessário é que a pessoa do Espírito Santo de Deus se faça presença. Esta é a principal regra para que haja o verdadeiro entendimento do que Deus está dizendo em sua palavra. Veja o que está escrito em 1 coríntios 2 do versículo 6 ao 13   Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7  Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8  A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

O Sr. Jesus disse antes de se entregar para ser crucificado, que quando ele fosse enviaria outro consolador. Observe este trecho: Evangelho S.João 14:16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Jo 14:26  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. 13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

A obra do Espírito Santo de Deus depois que leva o pecador a estar ciente de sua condição diante de Deus, e este pecador se arrepende e se volta para Deus, inicia-se outra obra: ensiná-lo, guiá-lo em toda a verdade. O Sr. Jesus disse aos primeiros discípulos: S. Mateus 28.18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Como poderíamos ensinar toda a verdade de Deus revelada, sem a ajuda do Espírito Santo? Impossível.

Veja novamente este versículo: Jo 14:26  Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Somente Ele poderá nos ajudar a entender o sentido da palavra de Deus, e aplicá-la em nossas vidas.

Como acima foi mencionado, o homem natural (todo aquele nascido de Adão, que ainda não recebeu Jesus como único e suficiente salvador) não comprende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura. Esta é uma grande verdade. Muitas pessoas dizem que lêem a bíblia e não conseguem entender o sentido do que o texto está dizendo. Por quê? Pode ser que ele ainda é um homem (pessoa) natural, e não tendo em sua vida o Espírito Santo de Deus como penhor da herança de Deus (Efésios 1,13), e também por não estudar corretamente a palavra de Deus.

Como é a forma certa de estudar as escrituras de Deus? Eis os requisitos:

1-         Santificar o nome de Deus; ter o seu temor, tremer diante de sua palavra;

2-         Humilhar-se diante dele, reconhecendo a grandeza de Deus;

3-         Oração, confiando que Ele proporcionará o entendimento;

4-         Considerar o contexto, evitando versículos isolados;

5-         Considerar os diversos significados das palavras, observando sempre o contexto onde elas se encontram; pois uma palavra toma outro sentido dependendo do contexto;

6-         Desconsiderar em alguns casos as proximidades dos versículos, visto que entre dois ou mais versículos podem ter anos de diferença;

7-         Sempre lembrar que a própria palavra de Deus reponde suas próprias indagações. Ela mesma se explica;

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

                                                                        O PECADO
Leitura em Romanos 5 do vers. 12 a 21:

 

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

 

No vers. 12 é dito pelo Senhor que por um homem(antropos) entrou o pecado no mundo...
Em Genesis 2 está escrito:16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 

Aqui se vê claramente que o Senhor deu ao homem uma ordem, um mandamento sob pena de castigo: a morte( ausencia de vida em Deus).

 

Esta foi a única ordem dada pelo Senhor ao homem estando ele ainda no jardim do Éden. Cabia ele acatar de bom grado este mandamento do Senhor. O Homem foi criado com inteligencia espiritual, e por ser assim, quando o Senhor o advertiu, Adão entendeu claramente o sentido das palavras de Deus e as suas terríveis consequencias, a morte certa. O homem não foi criado da forma como as crianças vem ao mundo, como seres desprovidos ainda de inteligencia , devido o seu nascimento como um pequeno bêbê. As crianças desde Caim e Abel até o fim dos dias, nascerão sem inteligencia espiritual. Todas deverão pelos adultos aprenderem sobre Deus e tudo que esteja ligado a Ele.
Não há no mundo e nunca haverá uma criança que ao nascer seja inteligente espiritual. E isso se dá pelo fato do pecado cometido pelo homem no principio do mundo.
Adão e Eva ouviram de Deus a seguinte benção:

 

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

 

Quando Adão e Eva desobedecerão a ordem do Senhor, até então ainda não havia nascidos Caim e Abel.Eles nasceram como todos nós, após nossos primeiros pais terem desobedecidos a Deus.

 

Então Adão e Eva tinham todo o conhecimento desta benção do Senhor mas o pecado já estava agredindo fortemente um ser espiritual que também foi criado por Deus: Lúcifer, que mais tarde se tornou conhecido por outros nomes, dos quais já temos conhecimento, e o assédio do pecado foi tão intenso para Adão e sua mulher , que eles resolveram transgredir o mandamento do Senhor, e tendo suas terrivies consequencias, como também nós.
É dito que o pecado entrou no mundo por um homem, o que o Senhor quer dizer com isso?
Observe com atenção o que aconteceu no jardim logo após Adão e Eva terem desobedecido a Deus:

 


8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

 

O Senhor lhe havia dito:não comerás...
O que disse Adão? a mulher que tu me deste... ela me deu e eu comi.
E Eva o que disse? a serpente me enganou e eu comi.

 

Tanto o homem quanto a mulher admitiram que haviam comido do fruto, mas eles não assumirão suas culpas diante do Senhor, antes atribuiram a outros a culpa por tal ação.

 

Claramente o homem disse: a mulher que Tú(Deus) me deste por companheira.. Estava ele culpando a Deus e sua mulher por ter desobedecido ao Senhor? Em algm momento é dito que Adão pediu a Deus por uma companheira? Estaria ele dizendo a Deus que se estivesse só não teria pecado contra o Senhor Deus?

 

A mulher estava também atribuindo sua culpa a serpente que conversou com ela ?

O que voçe vê? 

Quando Deus deu a ordem a Adão não tinha o Senhor criado a mulher ainda. A criação da mulher foi dentro do sexto dia, mas não no mesmo instante de tempo que o homem Adão, conforme podemos comprovar claramente no livro de Genesis cap. 2.

 

Então estava ciente de sua responsabilidade como o primeiro homem na terra: lavrar e guardar(Genesis 2.15). E infelizmente não guardou( ver significado ).

 

A serpente aqui é o próprio satanas realizando sua obra maléfica. Ele quando ainda estava sem pecado na presença de Deus, em certo momento do tempo, algo maligno começou a agir nele, levando-o a desprezar a posição em que ele se encontrava, leia comigo no livro de Isaías 14, apartir do vers. 12:...Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor;


É dito que Deus o havia estabelecido. É de se entender com isso que este querubim havia recebido uma importante tarefa, mas ao comtemplar a si mesmo esquecendo de quem era ele, e qual era sua obrigação, até que se achou iniquidade nele. Iniquidade não é apenas fazer o que é errado perante Deus, mas define quão mal é esse pecado que foi achado nele: Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.


O pecado,ou melhor, a desobediencia ao mandamento do Senhor para não comer do fruto da árvore da ciencia do bem e do mal, não entrou no mundo pelo diabo, mas exatamente o mesmo homem criado por Deus. Não foi satanas que recebeu este mandamento, mas com certeza foi Adão. Por isso Deus manda escrever: por um homem(antropos) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte.Ninguém pode dizer diante de DEus que satanas é o culpado por tudo,Satanas foi apenas responsavel pela tentação, toda a responsabilidade com o mandamento do Senhor era totalmente de Adão e Eva.
Thiago escreveu assim da tentação em sua carta cap. 1.14:
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

 

Adão e Eva antes de comerem daquele fruto sabiam muito bem das consequencias que resultariam se comessem do fruto, mas mesmo assim ambos foram seduzidos particularmente, e ambos também cederam à tentação.
O pecado propriamente dito, é agressivo por natureza. Ele não precisa evoluir, como se houvesse diferentes estágios. A primeira desobediencia é tão agressiva, quanto a última que ocorrerá no último dia da Terra. A concupiscencia que cirandou Adão e Eva no jardim, é a mesma, e sempre será.

Deus é santo, santo e santo, Ele é digno de receber toda honra, glória, louvor, temor, adoração, etc.Como está escrito em sua palavra, como podemos verificar: Apocalipse 4. 11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


Vejamos o texto de Romanos 5: 

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

 

No vers.13 é dito que o pecado já estava no mundo antes de Deus dar os seus mandamentos no monte Sinai para Moisés. O pecado entrou no mundo devido ADão e Eva terem transgredido o mandamento do Senhor.

 

O pecado já existia antes deles terem comido do fruto, pois satanas já havia pecado contra Deus, como podemos ver no texto de Ezequiel 28.11 a 17:
1 E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;
3 Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti.
4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.
5 Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;
6 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus,
7 Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.
8 Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.
9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.
10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS. 

11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

 

Não é dito quando isto aconteceu, mas apenas que aconteceu. Lúcifer em certo momento permitiu que em seu coração, algo terrível surgisse, como está escrito: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte(Isaías 14.13).

 

Antes de ofender a Deus, estando ele ainda junto de Senhor, como Querubim cobridor, em seu coração o desejo de ser como Deus, tendo também um trono acima das estrelas de Deus... Como está escrito em Ezequiel acima citado conforme os versículos 2 e 6, ele pelo poder que tinha, achou que poderia também ser como Deus, e ter toda a adoração que o Senhor recebia e ainda recebrá por toda a eternidade.
Quando ainda estava ao lado do Senhor, vendo ele tudo o que rodeava a pessoa de Deus, brotou em seu ser o mal, o qual não exitia ainda. E o desejo que apareceu nele, foi pouco a pouco o consumindo, e cada vez mais, a indiferença com Deus foi gradativamente aumentando de poder, e finalmente ele, expôs perante os anjos aquilo que achava-se em seus pensamentos, os quais somente DEus conhecia.

 

Podemos constatar que quão forte é o pecado. O quanto o mal é terrível. Quando o mal apodera-se de alguém, ele não sossegará até realizar a sua obra. 

Paulo escrevendo sobre o pecado em Romanos 7: 

17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

 


Paulo escreveu tomando suas própria vida como exemplo. O que ele disse, era o que acontecia com ele, mesmo após sua conversão, e isso podemos afirmar pelos verbos por ele usado: faço;habita; acho; quero; está.Todas estas palavras indicam algo continuo e não um passado acontecido.
Por ainda termos a velha natureza conosco, também o mal continuará a nos rodear, procurando por todos os meios, fazer com que pequemos contra o nosso Salvador e Deus, Jesus Cristo.Graças a Deus pelas suas infinitas misericordias e sua benevolente compaixão. Amém!!!! 

Veja também os versículos anteriores: 

7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

 

O pecado não sossegará. Enquanto existir esta era, ele atacará sem dó e sem piedade.
IMPORTANTE:Satanas sabe que já está condenado eternamente, mas mesmo assim, insiste em lutar contra Deus, atacando a todos nós. O mal apoderou dele de tal forma, que ele não consegue parar de ofender a DEus dia e noite. Uma vez que a concupiscencia aloja em algúem, toda a razão que exite desaparece, ficando apenas a loucura.

 

Tomemos nós como exemplo, Deus nos perdoa e nos dá a sua salvação eterna incondicional, mas mesmo assim o que acontece conosco? Sim, com certeza continuamos a desobecer as suas leis santas, não como antes da nossa conversão, mas de uma forma diferente. Antes tinhamos prazer em pecar contra Deus, sem nenhum temor, e isso era todos os dias sem parar. Agora hoje pecamos contra Ele, por causa das constantes investidas de satanas, aproveitando ele as brechas que nós mesmos estamos lhe dando.
Deus está permitindo tudo isso agora, mas quando o mal for destruido, estaremos para sempre livres do mal,e do pecado que nos arreda todos os dias.
É verdade que nós e os anjos continuaremos a ter o livre arbítrio, entretanto, não iremos mais pecar contra Deus, tal como Lúcifer fez e nem como Adão e Eva.
Deus é onisciente, sabia Ele de tudo o que aconteceria, mas não impediu que suas criaturas resolvessem lhe opor. Todos os homens da Terra pecam contra Deus, contudo os anjos que guardaram o seu lugar com Deus, não pecaram e estão cientes de tudo o que está acontecendo, tanto no céu quanto na Terra. Eles decidiram por vontade própria servir ao Criador para sempre.
Tanto nós quanto os anjos teremos para sempre o conhecimento de como o mal e o pecado são terríveis, e de suas consequencias eternas.
Então, Deus permitiu tudo agora, para não mais acontecer.Amém!!! E pelas últimas palavras de Apocalipse, o que Deus está dizendo é: não acontecerá denovo.Amém!!!
Este dia ainda não chegou, por isso devemos ficar firmes em Deus, e pela sua palavra vencer cada dia as tentações que nos é enviadas. Que sejamos firmes no Senhor, sabendo do futuro que nos aguarda.
Imagine como estaria o nosso coração se as últimas palavras de Deus fossem: até que se achou iniquidade em ti...
Obrigado Senhor pelas tuas palavras que nos foi dadas. Louvado seja o Senhor para sempre pelas criaturas que por ti foram criadas. Amém!
Ora vem Senhor Jesus. Amém!!!!!!!!!!!!!!!

 

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

                                                                        BATISMO

 

Antes de iniciarmos o nosso estudo, pedimos a Deus nos ajude a compreender com clareza a sua palavra. Amém! 

O primeiro batismo mencionado em N. Testamento se encontra nos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. 

Este primeiro batismo era realizado por João Batista, filho de Zacarias sacerdote de Deus. 

João Batista começou a batizar os judeus, no ano 15 do império de Tibério Cesar, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia e Herodes   tetrarca da Galileia... (Lucas 3.1). 

O batismo era realizado nos rios da Judéia(verificar). Mas antes batizá-las, ele pregava ao povo que ali se ajuntava, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Como resultado de sua pregação, vinham até ele para serem batizados (imergidos totalmente) no rio Jordão, confessando os seus pecados (Lucas 3. 5 e 6). 

O que podemos notar nos relatos iniciais dos evangelhos quanto ao "BATISMO"? Percebemos na leitura, que não houve espanto da parte do povo ao ouvirem sobre esta palavra, batismo. 

Era uma palavra por eles conhecida. Era comum para eles. Sabemos que o N. Testamento foi escrito no grego, entretanto, João Batista quando estava pregando para o povo Judeu, com certeza usou a língua deles, o hebraico. Uma que ele também era hebreu. Mas o Espírito Santo ao escolher aqueles que colocariam em papel as palavras de Deus, refiro-me ao N. Testamento, era para usarem a escrita Grega, e assim aconteceu. A palavra grega para batismo é: BAPTISMA= Substantivo do verbo: BAPTÕ= mergulhar. Algo imerso. A palavra baptisma nas páginas do N. Testamento refere-se ao rito do batismo realizado por João Batista (Mateus 3.7; 21.25; Marcos 1.4; 11.30; Lucas 3.3; 7.29; 20.4; Atos 1.22; 10.37; 13.24; 18.25; 19.3 e 4), também ao batismo instituído pelo Senhor Jesus (Romanos 6.4; Efésios 4.5; Colossenses 2.12; 1 Pedro 3.21), bem como também de maneira metafórica, exemplo, o batismo na calamidade (as aflições que nos oprimem e nos exaurem (Mateus 20.22 e 23; Marcos 10.38 e 39; Lucas 12.50). 

 Já a palavra Baptidzõ = de um derivado de: baptõ (verbo primário= submergir, cobrir totalmente, ...); baptidzõ, tornar submerso, totalmente molhado; ... 

Então, quando lemos sobre o batismo de João e posteriormente o batismo ordenado por Jesus nos evangelhos, e também o batismo com o Espírito Santo e no final o batismo com Fogo, todos eles indicam que as pessoas que serão batizados, ou melhor, serão imergidas completamente, do pé a cabeça nos diferentes tipos de batismos (água, Espírito Santo e no fogo). 

Então quando o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos para, irem e pregarem o evangelho a toda a criatura, e batizá-las em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, eles entenderam que após a pregação do evangelho e tendo tido conversões, os convertidos deveriam ser mergulhados em líquido (água) cobrindo totalmente os seus corpos. Assim ouviram, e assim praticaram. 

Quando lemos dos batismos de João e do Senhor jesus Cristo, os mesmos se encontravam nos rios que ali haviam, para que pudessem realizá-los, pois ali havia muitas águas (João 3 verso 23). É necessário que haja muita água para que o batismo aconteça. 

Falando um pouco mais sobre o ritual do batismo, vemos nos dias de hoje em ajuntamentos religiosos e também em filmes religiosos, cerimonias sendo chamadas de batismo. Quais? Aspersão de água em crianças recém nascidas, e também de pessoas adultas. 

Onde está o erro em tais situações? 

Vejamos primeiro o assim chamado batismo em crianças. 

Meus pais me levaram a um templo religioso quando era ainda um recém-nascido e derramaram um pouco de água em minha cabeça, afirmando eles que aquilo era o meu batismo. 

Quais erros aconteceram nesse dia? 

1º 

Conforme temos já visto sobre o batismo de João e também aquele que o Senhor ordenou aos seus discipulos, que as pessoas seriam batizadas só após arrependerem dos seus pecados e convertessem. Somente assim estaria certo com a ordem do Senhor Jesus. As crianças pequenas são inocentes perante Deus, embora sejam nascidas em pecado, ainda não são culpadas, e nem ainda pecaram. Porque batizar crianças sem elas terem conhecimento do pecado?

 

2º- a maneira como realizaram o tal batismo segundo o entendimento deles. O que aconteceu naquele dia não foi o batismo, mas um derramar de água na minha cabeça, como até hoje acontece.

 

Agora vejamos o caso de pessoas que são responsáveis pelos seus próprios atos e que passaram por um ritual chamado de Aspersão como sendo o batismo (imersão).

 

Aspersão. O que é? 

A aspersão é uma palavra que se encontra na palavra de Deus. Entretanto o seu significado não tem nada a ver com a palavra batismo. 

No grego, aspersão é assim: rhantidzõ = de um derivado de rhainõ= borrifar, tornar borrifado, aspergir. 

Em nossas mentes o que imaginamos quando ouvimos a palavra borrifar, ou aspergir? 

Vemos alguém com uma esponja, ou qualquer do tipo fazendo movimento no ar, para assim molhar algo ou alguém. 

Na Lei, vemos Moisés, aspergindo o livro da lei e o povo, usando, lã purpúrea e hissopo (Hebreus 9.19) 

Então, qualquer que seja a forma como as pessoas dizem que estão batizando ou sendo batizadas, não sendo por imersão completa como a própria palavra já diz, é apenas aquilo que foi feito, se foi por aspersão, e aspersão, se foi derramar água na cabeça, foi derrama água na cabeça. Nem mais nem menos. 

O que se afirma não provém de nós mesmos, mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo, foram eles que disseram o que é batismo. Então, quando dizemos que fomos batizados, com certeza nós fomos imergidos completamente o nosso corpo em água, dos pés à cabeça, nada ficou exposto à vista humana. 

Qualquer pessoa sincera e que verdadeiramente se converteu ao Senhor, e não foi batizada, deve ser batizada, pois é um mandamento do Senhor. 

Alguém dentre nós poderá dizer: o importante foi que tive quando estava sendo batizado (a), mesmo jogando água em minha cabeça, ou borrifando-a. 

Vejamos o que é Fé? Ler Hebreus 11 verso 1. Claramente aqui diz que a fé é: o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. 

Então a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam? 

Qual é a ordem do Senhor Jesus quanto ao batismo, e o que Ele espera que façamos?  Com certeza ele espera ver pessoas sendo imergidas em água ? 

O que me leva a praticar o batismo como é na verdade, é por saber que o Senhor espera que eu assim faça, então a fé me levará a praticar o que o Senhor ordenou. Por acaso, alguém leu nos evangelhos alguma ordem do Senhor para fazer diferente? Em algum lugar nas escrituras o Senhor Jesus ordenou que praticássemos a aspersão após o nosso arrependimento e conversão? A resposta é, não. E se o Senhor tivesse dito para aspergirem todos os que arrependessem e se convertessem dos seus pecados, nós iríamos obedece-lo ou não¿ Com certeza que sim. Também creio que alguns iriam fazer o oposto, ou seja, em vez de aspersão fariam por imersão. Satanás quer sempre desfazer as obras de Deus. 

Hoje o inimigo de Deus, faz com que pessoas sem conhecimento e sem temor a Deus, pratique o oposto da vontade de Deus. Quem quer que seja a pessoa que assim o fizer, não ficará impune diante do Senhor Deus naquele Dia. 

Temes a Deus¿ Então por que fazer diferente? 

Quem tem o maior interesse em mudar a verdade de Deus? 

Será o homem, Ou haverá outro que procura incansavelmente mudar a vontade de Deus? Com certeza que não é o homem. Quem será então? 

O diabo, chamado de a antiga serpente, e satanás. A sua primeira ação entre o ser-humano foi no Jardim do Éden, quando ali enganou a Eva. Deus havia dito: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da arvore da ciência do bem e do mal, dela não comereis, pois no dia em que dela comeres certamente morrerás. 

Esse era o mandamento do Senhor. E foi aí que o diabo entrou para destruir a comunhão do homem com Deus, trazendo grandes consequências a todos os descendentes de Adão. 

O que fez ele? Segundo nos revela o texto de Genesis 3.4 e 5. 

Ele incluiu a palavra "não" no meio da frase: certamente morrerás. Ficando assim: certamente não morrerás. 

Após Eva tendo ouvido o que o diabo havia dito, teve então o desejo de comer o fruto, e por fim o comeu. 

O senhor Jesus disse certa vez:sim, sim, não, não, o que passar disso vem do maligno (Mateus 5.37). É sempre assim, quando Deus diz que é sim, o diabo diz não, e quando o Senhor diz não, ele diz sim, sempre o diabo fará o oposto de Deus. Ele se tornou eterno inimigo de Deus. 

Em outro texto sagrado o Espirito Santo coloca Paulo para escrever assim: Romanos 10. 17= De sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. 

O que isso quer dizer? Que a pessoa que creu, aconteceu pela fé, e a fé veio pelo conteúdo usado na pregação, que é a palavra de Deus. Claramente entendemos que tudo o que a palavra de Deus diz, me conduzirá à fé. Diante dessa solene verdade, tudo que o que a palavra não diz, não produzirá em nós a fé, pois como temos visto: que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Há também uma grande verdade: o Espírito Santo não nos convencerá a receber a aspersão no lugar do batismo. Quem assim o fizer, não tem parte com o Senhor. O Senhor Jesus disse assim: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (João 15.14). 

Meu querido irmão (a), se ainda não foi batizado (a) com ordena o Senhor, e em vez foi aspergido (a), o que te impede de o fazer¿ Por que te deténs¿ Não se esqueça: Deus resiste ao soberbo (arrogante, orgulhoso), mas dá graça aos humildes (Tiago 4.6). 

Em Eclesiastes está escrito: Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar (Eclesiastes 4.13) 

 

MUITO IMPORTANTE: Satanás antes de se tornar aquilo em que se tornou, ele era um Querubim, como está escrito no livro do profeta Ezequiel 28.14: Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 

No que ele se tornou¿ Tudo isso por causa da sua soberba, do seu orgulho e altivez. 

Desejas terminar como ele¿ Creio que não, então obedeça o mandamento do Senhor, e cresça espiritualmente para o Senhor. 

Não podemos permitir que o diabo aproveite de nós e nos desencaminhe. Amém! 

Para que possa entender de uma vez sobre o batismo, observe bem os versículos abaixo descrito e traduzido de forma mais clara em nossa língua materna: 

Mateus 28.19: 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 

Caso tenha estudado e percebido que realmente a palavra BATISMO significa: mergulhar, algo imerso, e que ela deriva do verbo baptõ (cobrir totalmente ...), entenderá a tradução que segue abaixo: 

Mateus 28.19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, imergindo-os totalmente (em água) em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; 

Veja também Mateus 3. 5 e 6: 

5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; 

6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 

Vamos traduzir novamente a palavra batizados pelo seu significado real. 

Mateus 3.5 e 6: 

5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

 

6 E eram por ele imergidos totalmente no rio Jordão, confessando os seus pecados. 

 

CONCLUSÃO= a palavra de Deus diz que, arrependei-vos e convertei-vos e cada um de vós seja batizado... (Atos 2.38  devemos entender com toda a certeza que: após a pregação, as pessoas devem arrepender, e converter e serem imergidas na água, cobrindo totalmente o seu corpo. 

Agora que ficamos a par do significado real da palavra BATISMO, iremos agora estudar esta ordenança do Senhor Jesus para a sua igreja.

 

             Leitura: Mateus 28. 18 a 20 e Marcos 16. 15 e 16

 

Mateus 28:

18-  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 

19- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 

20- Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. 

Marcos 16:

 

15-  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 -Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

 

O Senhor Jesus havia dito dias antes que: edificarei a minha igreja... (Mateus 16.18).

 

Em atos 2, se cumpriu esta profecia. Exatamente no dia de Pentecostes.  Não foi por acaso que isso aconteceu. Esta festa era apenas uma figura daquilo que aconteceu naquele dia bendito, em que o Espírito Santo desceu ali naquele cenáculo.

 

Ali, com a descida do Espírito ocorreu o batismo com o Espírito Santo, formando um corpo, não qualquer corpo, mas o corpo espiritual de Cristo, cujo Ele mesmo é o cabeça, como está escrito na 1ª carta aos coríntios cap.12 versículo 13= Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito

 Efésios 1.22= E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja

23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos

A partir desse dia (Pentecostes) a igreja do Senhor, iniciou seus trabalhos, e todos os dias o Senhor acrescentava à igreja aqueles que iam se salvar (Atos 2.47). E todos os que recebiam de bom grado a palavra de Deus eram pelos discipulos batizados (Atos 2.41). 

No testemunho de João Batista, no evangelho de Mateus 3.11 foi dito: 

11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 

 O Senhor Jesus deu aos discipulos o mandamento para batizarem com água todas as pessoas que se arrependessem e convertessem de seus pecados. 

Já os batismos com o Espírito Santo e com Fogo, somente Ele o faria. 

No caso do batismo com água, devido o homem não ser perfeito, pode acontecer de batizarmos alguém que ainda verdadeiramente não se converteu. Muitos pelo mundo tem sido batizado com água, e infelizmente não estarão com o Senhor. Pois de fato não arrependeram de seus pecados. Já o Senhor Jesus, não batizará ninguém enganado. Ninguém será batizado com o Espírito Santo se não converter, e também nenhum convertido será batizado com fogo. Pois conforme o texto de Mateus 3. 11 e 12, o batismo com o Espírito Santo e com fogo, se entendem claramente no texto, veja bem: 

11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 

12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. 

 

Quando João o Batista disse que Jesus iria batizar com o Espírito e com fogo, continuou a dizer: Ele tem a pá, e limpará a sua eira (a sua propriedade), e recolherá no celeiro o seu trigo (salvos), e queimará a palha (não salvos) com fogo que nunca se apagará (no inferno-Geena). Então os que salvos seriam batizados com o Espirito Santo e os que recusassem o perdão de Deus, seriam jogados no Geena (lugar de sofrimento eterno), onde sofrerão para sempre. 

Estando cientes das verdades acima mencionadas, vejamos agora algumas perguntas que todos nós um dia tivemos o desejo de conhecer. 

*Primeira pergunta:

 

-O Senhor disse para sermos batizados, Já sabemos o conceito, mas o que representa para Deus e para o homem ser batizado com água¿ 

Vejamos nas escrituras textos que nos fornecem a resposta. 

 Leitura: Romanos 6. 1 a 11: 

1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 

2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 

3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte

4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 

5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 

6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

 

7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

 

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

 

9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

 

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

 

11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

 

 

 Observe bem o versículo 3: ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte¿

 

Vamos entender bem estas palavras. Primeiro, diz: ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo... O que estas palavras estão dizendo¿

 

Quem deu autoridade para realizarmos o batismo nos homens¿ Com certeza foi o Senhor Jesus (Mateus 28.19). Então todos nós fomos batizados nele, ou seja, em sua autoridade.

 

É comum vermos as expressões nas escrituras: os que estão em Cristo, é nova criatura... (2 Coríntios 5.17) ...; os que são de Cristo crucificaram... (Gálatas 5.24); Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo... (Romanos 8.1) e outros.

 

Então todos nós fomos batizados por que o Senhor Jesus ordenou.

 

Agora na continuação do versículo 3: ... fomos batizados na sua morte¿ O que significa¿ Claramente aqui diz que quando o Senhor Jesus morreu, nós no momento em que recebemos Ele como nosso salvador, também nós morremos com Ele. Literalmente o Senhor morreu e foi sepultado, nós porém morremos para o pecado naquele dia bendito, e Deus nos sepultou com Ele. Entretanto o Senhor Jesus ordenou que todos quantos se convertessem recebessem um sinal que representasse justamente um sepultamento simbólico. Nesse caso, entra o batismo.

 

Como vemos também no versículo 5: Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte... O que significa estas palavras¿

 

 Pelo batismo nas águas fomos por semelhança, sepultados com Ele. Então quando alguém se converte, é considerado como morto para o pecado, e por isso precisa ser batizado, como se estivesse sendo sepultado com o Senhor Jesus.

 

Não podemos ignorar o significado do batismo. Assim que quando alguém morre e é sepultado, assim também qualquer que recebeu o Senhor Jesus Cristo como seu salvador pessoal também precisa ser sepultado simbolicamente.

 

Daí podemos entender o porquê do batismo (imersão total). Quando sepultamos algum morto, este fica totalmente coberto pela terra, não jogamos um pouco de terra nele, e o deixamos à vista das pessoas, pois se assim acontecesse, o corpo do morto ficaria exposto, e isso ninguém gostaria que acontecesse. Seria uma desonra para o morto e para todos nós.

 

O Senhor ressuscitou ao terceiro dia, saindo do sepulcro, nós também no ato do batismo, após ter sido imergidos, saímos das águas, como sendo nossa ressurreição também simbólica. Uma nova vida. Vida esta dada pelo próprio Deus (evang. João 3. 3 a 7).

 

Como podemos verificar nos versículos 8 a 11 acima mencionados, nós morremos com o Senhor e também com Ele ressuscitamos, e agora vivemos por Deus e para Deus nesta nova vida.

 

*Vamos agora à segunda pergunta não menos importante:

 

-O que me impede de ser batizado¿ Em atos 8.36 certo homem eunuco perguntou assim a Felipe. Este respondeu: é lícito, se crês de todo o coração.

 

Como já foi dito anteriormente, quando alguém ao ouvir o evangelho da salvação e arrependendo dos seus pecados e se convertendo do seu mal caminho deverá ser batizado conforme ordena o Senhor (Mateus 28.19). Como também temos já visto que o que significa o batismo, fica evidente que a única coisa que impede quem quer que seja de ser batizado, é se esta pessoa ainda não se converteu. Pois caso contrário, nada o impedirá de cumprir esta ordenança do Senhor.

 

Quando Paulo se converteu, o Senhor enviou a ele um certo discípulo para ir onde Paulo estava, chegando lá, durante a conversa, perguntou a Paulo: por que te deténs¿ Levanta-te e batiza-te...

 

Não sabemos o porquê desta pergunta, e talvez nunca saberemos. Será que Paulo tinha em si mesmo algo que o impedisse de ser batizado¿ Será que o fato dele ter perseguido os cristãos lhe incomodava a ponto de não querer ser batizado, por achar que não merecia o perdão de Deus¿ Algo aconteceu para que Ananias assim falasse. Ananias sabia de que qualquer pessoa que arrependesse podia e devia ser batizada. O batismo de Paulo ocorreu três dias após seu encontro com o Senhor. Segundo o livro de Atos 9.18, ele foi batizado por Ananias.

 

 

 

*Vamos agora à nossa terceira pergunta dupla:

 

-Por que algumas pessoas dizem que se converteram e não querem ser batizadas¿ Se é mandamento do Senhor, como pode alguém que se diz arrependido não querer batizar¿

 

É comum em nossos dias ver pessoas que não querem passar pelas águas do batismo. O que se passa em suas mentes e corações¿

 

A algo errado nisso. Digo isso, de vido ao próprio testemunho da pessoa que diz que está arrependida mas não quer batizar. Diante de Deus isto não está correto. Se ela verdadeiramente se converteu, como pode agir dessa forma, e recusar o mandamento do Senhor¿ Que verdade podemos perceber nesta situação¿ Será mesmo que houve arrependimento verdadeiro¿ ou simplesmente um remorso, tal como o foi de Judas Iscariotes, após trair o Senhor Jesus.

 

O que o Senhor espera de cada, após a conversão¿ Com certeza o batismo e daí pra diante. Entretanto muitos não querem ser batizados.

 

 Quem é que convence o homem do pecado, e da justiça e do juízo¿ Sim... é Ele mesmo, o Espírito Santo , como então alguém sendo convencido por Ele, recusa o batismo¿ Não dá para entender; a não ser que... não houve uma verdadeira conversão, e esta pessoa ainda quer viver no pecado. Nesse caso, jamais deverá ser batizada, pois ainda não se converteu, ela ainda não morreu para o pecado.

 

Talvez me pergunte: Como pode afirmar isto¿ Vejamos bem as verdades de Deus.

 

IMPORTANTE:

 

* O que é arrependimento¿

 

*o que é conversão¿ 

Em Atos dos apóstolos está escrito: 2.38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

 

 E também no capitulo 3.19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,

 

 

 

A palavra grega para arrependei-vos nestes dois versículos é=metanoeõ. Que significa: pensar de maneira diferente, ou posteriormente.

 

 Esta palavra é formada por duas palavras: meta(indicando mudança de lugar ou condição; e noeõ(perceber com a mente, pensar, compreender. Arrepender-se, mudar de ideia, ceder. Sugerindo o sentimento de arrependimento, tristeza.

 

Em sentido religioso, indicando tristeza pela descrença e pelo pecado, e um afastamento dessas coisas, dirigindo-se a Deus e ao Evangelho.

 

 

 

É dito que Judas Iscariotes se arrependeu; que tipo de arrependimento foi o dele¿   Vejamos no texto onde diz que Judas o que traiu Jesus se arrependeu.

 

Veja o que diz Mateus 27.3 e 4:

 

 

 

3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,

 

4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente.

 

Claramente aqui diz que ele arrependeu tendo visto que havia pecado contra o Senhor. Quando ele jogou as trinta moedas de prata no templo, mostrou que havia arrependido. Entretanto, o Espírito Santo ao colocar Mateus para escrever este livro, não permitiu usar a palavra grega: metanoeõ, mas sim a palavra: metamellomai.

 

Qual é o seu significado¿

 

Ela também é composta por duas palavras, a primeira é META, e a segunda é MELLOMAI.

 

A primeira já temos visto o seu significado, agora vejamos a segunda palavra:

 

MELLOMAI: preocupar-se, estar preocupado. Mudar de preocupação, etc. Portanto, mudar de ideia ou propósito, depois de feito algo (Mateus 21.29 e 32; Hebreus 7.21). Com a ideia de lamentar, entristecer-se: sentir tristeza, remorso (Mateus 27; 2 Coríntios 7.8).

 

O homem está tão afastado de Deus, que mesmo diante das verdades a ele apresentada, acha que pode viver na pratica do pecado depois de entender a mensagem do Senhor.

 

Quando alguém diz que está arrependido, o que Deus espera dessa pessoa e também nós, é que ela deixe o pecado que estava praticando, e mude de direção. Procurando com a ajuda de Deus não o fazer mais, ainda que isto pode infelizmente vier a acontecer.

 

Está escrito: Aquele que diz que não peca, faz de Deus mentiroso (1 João 1.10).

 

Há uma diferença em pecar e viver pecando. Satanás fará de tudo para pecarmos contra Deus, após a nossa conversão. Em contra partida Deus nos dará o escape para vencê-lo (1 Coríntios 10.13).

 

O que é viver no pecado¿ Vamos procurar entender o que é isso.

 

Primeiro, o que entendemos por viver¿ Creio que todos nós entendemos o que é viver.

 

Viver é...

 

Respirar, andar, conversar, sonhar, alegrar, ser feliz, pensar, viajar,  etc....

 

A vida sem estas coisas não é vida.

 

Agora o que é pecado¿

 

Pecado é tudo aquilo que Deus odeia. É tudo aquilo que é contra a santidade de Deus. É tudo aquilo que Deus diz que é pecado.

 

 

 

Por exemplo: Matar; Mentira; roubar; adultério, prostituição; bebedice; cobiçar; feitiçaria; inimizades; e tantos mais que há no mundo dos homens.

 

Vamos imaginar algumas situações estranhas que acontece em nossos dias.

 

 

 

O apostolo João escreveu: aquele que odeia seu irmão é homicida (1 João 3.15). 

 

Quantos por causa de alguma coisa que ocorreu em algum momento do tempo, não ficou chateado com alguém, chegando ao ponto de não querer mais esta pessoa perto dela¿ Chegando até a dizer para ela” ir para os quintos dos infernos”¿ Ou até mesmo: “quero que morra”. E muitas outras maldições.

 

Agora que ouviu o evangelho da salvação e percebeu que está condenada ao inferno por não crer ainda no Filho de Deus, ela resolve mudar de caminho recebendo o Senhor Jesus como Salvador, ou seja, está arrependida e quer mudar de direção (converter). Entretanto esta pessoa não deseja e nem quer perdoar aquela que lhe um dia ofendeu.

 

Há tantos outros casos reais de pessoas dessa forma. O que passa no coração destes¿

 

Observe atentamente estes versículos que João escreveu em sua 1ª carta cap. 2. 3 a 6

 

3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

 

4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

 

5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.

 

6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

 

 

 

Capítulo 3. Do 4 ao 12:

 

 

 

4 Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.

 

5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

 

6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

 

7 Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.

 

8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

 

9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

 

10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

 

11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

 

12 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

 

 

 

Outra situação:

 

Alguém entendeu também o plano de salvação estando vivendo em adultério. Constituiu família e filhos nesses anos de pecado, E infelizmente não quer concertar com Deus, ou seja ainda quer continuar com a mesma vida, vivendo em adultério. Mesmo sabendo esta pessoa que, os adúlteros não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6.9).

 

Há tantos outros casos reais de pessoas dessa forma. O que passa no coração destes¿

 

Quem quer que seja, que ainda está, mesmo depois de dizer que está arrependido e que se converteu ao Senhor vivendo em pecado, o que se pode constatar pela palavra de Deus, é que este arrependimento é igual ao de Judas Iscariostes, ou seja, é apenas um remorso, uma preocupação, mas sem transformação.

 

Está escrito:  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as(transgressões) confessa e deixa, alcançará misericórdia.

 

 

 

Arrepender-se sem deixar o pecado não é o verdadeiro arrependimento que Deus deseja ver em nós.

 

 

 

Lembre-se sempre, que Deus criou o inferno para o diabo e os seus anjos, mas todos os que não obedecem ao evangelho serão lançados lá, para sofrerem eternamente.

 

 

 

Não sejamos como Judas que após ver sua maldade, preferiu se enforcar. Onde está ele agora¿ Encontraremos ele no céu¿

 

 

 

ATENÇÃO:

 

Se você está vivendo em pecado qualquer que seja, arrependa-se o quanto antes, pois Deus está dando tempo necessário para nós. Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  Como está escrito em Romanos 14.11 e 12:

 

 

 

11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

 

12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

 

 

 

Tudo isto que temos visto tem a ver com a decisão da pessoa de não querer ser batizada.

 

 

 

Há mais um motivo que muitos alegam não querer ainda passar pelo batismo devido a bagunça religiosa que há em nossos dias. Que motivo é esse¿

 

 

 

Muitos dizem que se batizarem terão que seguir corretamente as palavras de Deus, e por isso preferem ficar como estão. Pois assim ela poderá ainda fazer o que quer. O que muitos entendem, é que enquanto não forem batizados não podem ser disciplinados. Estas pessoas acham, que por não conseguirem seguir o caminho de Deus sempre certo, é melhor não batizar, pois depois não tem volta.

 

 

 

Sabemos que o batismo não faz milagres, ele representa apenas que nós por termos morrido com Cristo, fomos também com Ele sepultados.

 

 

 

Está escrito: Atos 2. 37 a 47

 

 

 

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

 

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

 

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

 

40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

 

41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

 

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

 

43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

 

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

 

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

 

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

 

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

  

 

 

 

*Vamos agora à nossa quarta pergunta: Uma pessoa que diz que creu e não quer ser batizada está salva da condenação do inferno¿

 

Já temos visto na terceira pergunta, que é estranho ver que alguém que diz que está arrependida e que se converteu e que não quer ser batizada.

 

Vejamos um versículo na carta de Tiago cap. 2.19:

 

19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

 

Neste versículo diz claramente que os demônios (anjos caídos, espíritos imundos) creêm que há um só Deus e estremecem diante dEle.

 

 

 

Observe os seguintes textos:

 

*Lucas 8.26 a 29:

 

26 E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.

 

27 E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.

 

28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.

 

29 Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

 

 

 

*Mateus 8. 28 e 29:

 

28 E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.

 

29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

 

 

 

*Marcos 5. 1 a 8:

 

1 E CHEGARAM ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

 

2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;

 

3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;

 

4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.

 

5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.

 

6 E, quando viu Jesus ao longe, adorou-o.correu e

 

7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.

 

8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)

 

 

 

*Também em Marcos 1. 21 a 25

 

21 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

 

22 E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

 

23 E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou,

 

24 Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.

 

25 E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele.

 

26 Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.

 

27 E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

 

 

 

*Capítulo 3. 11 e 12

 

11 E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus.

 

12 E ele (Jesus) os(espíritos imundos) ameaçava muito, para que não o(Jesus) manifestassem.

 

  

 

Há muitos outros textos, mas estes já são suficientes para entendermos que embora os demônios creem que há um só Deus e que estremecem diante dEle, não significa que eles (os demônios) serão salvos, e que serão recebidos novamente por Deus nos céus.

 

Está escrito no evangelho João cap. 16. 7 a 11

 

7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador (Espírito Santo) não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

 

8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

 

9 Do pecado, porque não crêem em mim;

 

10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

 

11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

 

 

 

É dito que o Espírito de Deus convencerá o mundo, ou seja cada pessoa ficará ciente das verdades de Deus, quanto ao pecado, justiça e juízo. Então todos nós teremos plena ciência das coisas que hão de vir sobre nós, cabe a cada um, após ouvir a verdade de Deus arrepender e se converter, a Jesus Cristo, Filho do Deus Altíssimo.

 

 

 

Tendo Judas como exemplo de alguém que conheceu o salvador, mas preferiu traí-lo, sendo então condenado pela sua própria atitude.

 

Em relação à pergunta feita, somente Deus conhece o íntimo de cada homem, nós porém, apenas pelas obras é que julgamos se a pessoa é ou não é salva. Cabe somente a Deus julgá-los. Contudo, pelas escrituras, Deus nos revela, que pelos frutos nós conheceremos a árvore. Então se uma pessoa diz que creu em Jesus, mas em seu primeiro passo na fé, já recusa obedecer àquele que é o Senhor e Salvador de sua vida, o que claramente se entende, é que esta pessoa ainda não se converteu ao Senhor verdadeiramente. E se de fato não se converteu, ainda se encontra em seus pecados, e por consequência, está condenado diante de Deus, e ainda está debaixo da ira de Deus.

 

Que todos nós estejamos cientes de que o batismo em si mesmo não salva ninguém, mas o crer em Jesus. Quando quem quer que seja, verdadeiramente creu em Jesus como Salvador, ele é levado pelo próprio Espirito de Deus, a receber o batismo como sinal de obediência.

 

 No evangelho de Marcos cap. 16 versículo 16 diz assim:

 

16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 

 

 

Estudando sobre o batismo, hoje posso entender o que levou o Senhor Jesus falar dessa forma aos seus discipulos. A verdadeira fé fará com que a pessoa após crer, arrependendo e se convertendo dos seus maus caminhos, abandonará completamente o pecado e se entregará totalmente a Deus que o salvou.

 

 

 

*quinta pergunta: Se alguém verdadeiramente se converteu e não foi batizada será salva¿

 

Esta pergunta é diferente da anterior, naquela a pessoa não quis ser batizada por sua própria escolha, esta porém não teve tempo para ser batizada.

 

Há dois motivos para que isso venha acontecer:

 

1-    A pessoa se encontra em algum local que impede disso acontecer, por exemplo: quantos estão em hospitais, e não podem sair de lá para receber o batismo antes de morrer¿

 

Quantos morrem nos hospitais todos os dias¿

 

2-    Quantos pessoas se converteram verdadeiramente e morreram antes de serem batizadas¿

 

É comum em nossos dias ouvir que os líderes nas igrejas, após receberem o pedido de batismo, estipulam uma data qualquer para que esta pessoa receba o batismo, mesmo que não sabemos do dia do amanhã. Nas escrituras temos dois casos em que pessoas mesmo depois de ter crido no Senhor demorou ser batizados.

 

Um deles é Paulo, apóstolo do Senhor. Ele após ter encontrado com o próprio Senhor Jesus, este se converteu. Então o Senhor Jesus apareceu a Ananias seu servo, e o enviou a Paulo, como está escrito em Atos cap. 9 versículos 17 e 18. Depois de três dias do encontro com o Senhor, Paulo foi batizado por Ananias.

 

 O outro caso, foi quando Paulo em sua terceira viagem missionária, passando por Éfeso, encontrou ali uns 12 homens, que eram discipulos do Senhor. Vejamos o texto:

 

Atos 19.1 a 7:

 

1 E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

 

2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

 

3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

 

4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

 

5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

 

6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

 

7 E estes eram, ao todo, uns doze homens.

 

 

 

No versículo 1, temos um servo de Deus chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas escrituras.

 

 

 

Vejamos o texto que fala sobre ele:

 

Atos 18. 24 a 28: 

 

 

 

24 E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.

 

25 Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.

 

26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

 

27 Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.

 

28 Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo. 

 

 

 

O Espírito Santo levou Lucas a registrar os atos deste homem de Deus, apesar dele conhecer apenas o batismo de João.

 

 

 

João Batista durante seu ministério teve alguns discipulos, e estes ouviram o testemunho dele sobre a pessoa do Senhor Jesus e sua missão. Então Apolo de alguma forma conhecia o Senhor pelas mãos de João Batista, e desde esse dia, ele foi levado a falar e ensinar sobre o Senhor Jesus, mesmo conhecendo apenas o batismo de João Batista. Claramente, Apolo não esteve com Jesus no monte das oliveiras e nem com os apóstolos do Senhor.

 

 

 

Olhando atentamente no cap. 18 e 19, veremos dois servos de Deus, atuando nas mesmas cidades, em tempos diferentes.

 

 

 

No cap. 18 diz que Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto, e lá encontrou um casal, Áquila a Priscila, e ficou com eles (18.1 a 3).Depois Paulo, Aquila e Priscila foram para Efeso, ali, Paulo entrou em uma sinagoga e disputava com eles, estes rogaram-lhe que ficassem com eles por mais tempo, não aceitou e se despediu deles, dizendo, que voltaria a eles, querendo Deus, e isto aconteceu um tempo depois, como vemos no cap. 19.1. Áquila e Priscila ficaram em Efeso, estando ali, eles encontram Apolo pregando em uma sinagoga, e ouvindo percebem que ele não conhecia o batismo de Jesus, como vemos no próprio texto.

 

 

 

Aqui nestes textos vemos que estes dois homens de Deus não se encontraram.

 

Apolo por apenas conhecer o batismo de João, falava e ensinava ao povo apenas isto, Paulo porém conhecia mais do que ele, e por isso batizava o povo conforme a ordenança do Senhor Jesus.

 

 

 

Eles passaram por caminhos diferentes, e por isso vemos o relato de Lucas dizendo que ambos estiveram nas mesmas cidades. 

Então quando Paulo no cap. 19 encontra estes 12 homens e lhes pergunta sobre o Espírito Santo e sobre o batismo de Jesus, e ouve de suas bocas aquelas palavras, Paulo então os batiza, e estes agora estão conforme a vontade de Deus. Neste texto diz que Paulo encontrou discipulos. Não disse que era discipulos de João, mas que apenas eram discipulos, ou seja cristãos. 

Neste episódio percebemos que por causa do pregador, alguns não são batizados conforme a vontade de Deus. Por isso o batismo deles demorou acontecer. 

Entretanto, nos ajuntamentos dos Senhor, algumas pessoas ainda não foram batizadas, uma por ser uma pessoa jovem na idade, outros por ainda não estarem totalmente certos de sua decisão. 

A escritura ao falar do batismo, em todos os textos, indica claramente que o batismo ocorreu no mesmo dia de sua conversão e sem formalidade alguma. 

Exemplos: Atos 2.41; 8.38; 10.48; 16.15 e 33; e outros. 

Então todas as pessoas que verdadeiramente se converteram e não foram batizadas por causa de terceiros, ainda assim serão salvas.  

Fica registrado também, que por causa de suas consciências, os líderes das igrejas não batizam ninguém caso estas pessoas ainda querem permanecer em situação irregular.

 

Há um fator importante a se considerar: Quando as pessoas eram batizadas, os que ministravam o batismo,... 

 

 continua...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos agora à nossa terceira pergunta;

 

O batismo salva¿ veja o texto abaixo: 1 Pedro 3.21:

 

 

 

 21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo (baptisma), não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

 

 

 

Veja também este versículo: Marcos 16.16:

 

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 

=======================================================================================  

                              NÃO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DA LEI, MAS DEBAIXO DA GRAÇA(Rom 6.14)


O Espirito Santo conduziu o apóstolo Paulo a escrever aos irmãos em Roma uma carta para que eles estivessem a par dos planos de Deus com relação à Lei e a Graça.
Nesta carta Deus declara de forma bem detalhada qual é a verdadeira função da Lei. Nesta carta temos a explicação de Deus sobre o motivo do por que Ele deu a Lei. Verdade esta desconhecida por muitos, principalmente o povo Judeu.
Paulo era um desses que não conhecia a verdade da Lei, e devido ser assim tudo o que ele fez antes de conhecer o Senhor como Senhor e Salvador, era segundo ele o certo a se fazer, pois a lei exigia que os blasfemos fossem mortos.
Será que estamos agindo como Paulo agia?
Para dar inicio ao nosso estudo sobre o tema acima abordado, procuremos primeiramente entender o que estas palavras significam: NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI, MAS DEBAIXO DA GRAÇA.
Vejamos então o significado das palavras: debaixo, Lei e Graça.
DEBAIXO= indica que a algo acima de... Por exemplo, veja nesta frase: Joaquim foi achado dormindo debaixo da ponte no centro da cidade. Neste exemplo diz que havia algo acima de Joaquim, que era uma ponte. Outro exemplo, neste a palavra debaixo indica simbolo de autoridade. Exemplo: debaixo do comando do comandante joão havia 300 soldados que lhe prestavam obediencia. Esta palavra tem o mesmo sentido da palavra sob.
LEI= Esta palavra não significa apenas um mandamento, mas o conjunto de todos os mandamentos contidos nos livros da Lei.
Graça= Ests palavra significa: favor, benevolência, e outros.
Conhecendo o significado das palavras, podemos então entender mais claramente o que o Espirito de Deus quer nos dizer.
Na frase: não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça; significa que mediante o Senhor Jesus, nós não estamos mais sujeitos à condenação que a lei provoca no homem. Pois ao morrer, Jesus foi punido em nosso lugar pela Lei que exigia a morte de quem não a cumprisse. Sabemos que Jesus nunca pecou contra os mandamentos de Deus, mas nós desde Adão não cessamos de pecar contra o Senhor. Então na morte do Filho de Deus, nós os que cremos, fomos por Deus tirado de poder da Lei que o próprio Deus que a outorgou. Por isso é que Paulo disse , que não estamos mais debaixo da Lei. Veja os seguintes textos abaixo descritos:
Gálatas 2.19 = Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Significa que a própria Lei perdeu o poder sobre nós, quando Jesus morreu por nós pela exigencia dela mesma.
Aqui Deus declara que mediante o sacrificio de Jesus na cruz pelos nossos pecados , a lei foi cumprida, e nós estamos mortos, e por ser assim a lei não pode mais ter dominio sobre nós os que cremos.
Caso a Lei fosse uma pessoa, será que por causa disso ela estaria chateada?
Com certeza que não, pois ela foi colocada por Deus para justamente executar tal tarefa. O fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê(Romanos 10.4). Os que estão em Cristo nova criatura é,as coisas velhas já passaram, eis que tudo novo se tornou(2 Corintios 5.17)e também: Portanto agora nenhuma condenação há para os que estam em Cristo...(Romanos 8.1).

Quando alguém morre literalmente o que acontece com os seus deveres e obrigações perante o mundo com as suas leis? todos são extintos. Nada no mundo pode afetar mais esta pessoa, pois ela não mais existe, somente os vivos é que continuam com suas ligações com o mundo em que vive. Mesmo o pior dos homens depois de morto, nada pode mais atingilo no mundo dos vivos, é neste mundo que as leis tem seu poder. Todos os crimes e dividas que tinha, nada poderá ser-lhe cobrado no mundo dos vivos, pois ele agora está em outro lugar. Se a justiça não o puniu, não o punirá mais, somente perante Deus que esta pessoa prestará contas, e isso devido a sua santa Lei, que ele desobedeceu, e por não ter crido na pessoa do Senhor Jesus como seu salvador pessoal, a condenação deste é justa.

Quando é dito que nós estamos mortos para a lei ou até mesmo para o mundo, não está querendo dizer que morremos literalmente. mas sim espiritualmente. A lei ainda está perante nós, apenas não lhe devemos mais obrigação sob pena de maldição. Estar debaixo da lei, é estar sujeito constantemente à penalidade pela desobediencia dela, e também estar debaixo debaixo de uma maldição, e terrivelmente debaixo da ira de Deus, mediante a sua santa Lei, pois a Lei opera a ira de Deus, devido a sua santidade.
O Senhor Jesus nos libertou da lei pela sua morte oferecendo a si mesmo como sacrificio a Deus em nosso lugar. Está escrito: aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus(2 Corintios 5.21).
Vejamos mais um texto em Romanos 7, para entendermos melhor.

1 NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra
Veja também este versiculo no cap. 6 de Romanos:

7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

Tanto em Romanos quanto em Gálatas Paulo é conduzido a fazer perguntas e ao mesmo tempo as responde, porque é aceitável diante de Deus que nós tenhamos o desejo de fazê-las. Por isso é que vemos tantas perguntas feitas pelos servos Deus, mesmo que eles mesmos as respondessem.

Para compreendermos perfeitamente qual seja a vontade de Deus em relação à Lei, devemos estudar principalmente estes dois livros.

Pelo fato de Paulo ter dito que ninguém será justificado pelas obras da Lei, ou seja, pela guarda dela, é justo então perguntar por que Deus então deu a Lei , sabendo de antemão que ela não poderia justificar o homem; e por isto, Deus coloca Paulo para fazer esta pergunta em Gálatas cap.3.19.
Jamais Deus teve o desejo de nos justificar pela sua santa Lei, mas que o verdadeiro motivo de ter a dado, foi para nos conduzir até Cristo. Veja o texto em Gálatas 3:
24 De maneira que a lei nos serviu de aio(pedagogo), para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio(pedagogo).

Agora vejamos o que significa estar debaixo da graça.

Já sabemos a definição destas duas palavras, iremos agora, entender o que é estar debaixo da graça, ou seja, estar debaixo do favor de Deus contantemente.

A única forma de como o homem pode se encontrar debaixo do favor do Senhor, é mediante o Filho de Deus, Jesus Cristo. A graça de Deus sempre esteve presente entre nós, desde o primeiro homem sobre a terra, até o fim de tudo. No dia em que o Senhor no monte Sinai deu a suas Leis santas, a graça do Senhor também esteve lá naquele dia.

Como assim?

No caso de Adão e Eva, Deus depois de conversar com eles sobre o pecado cometido, o Senhor os cobriu com vestes corretas para cobrirem sua nudez. E isso mostra o favor de Deus. Também no fato de os ter expulsado do jardim do Éden, Deus pela sua graça impediu que o homem comesse do fruto da arvore da vida e vivesse eternamente em pecado.Caso o homem tivesse comido deste fruto estando em pecado, não teria salvação para ele, por isso aqui Deus concedeu o seu favor a eles e a nós também. Obrigado Senhor por isto.!

No dia em que o Senhor no monte Sinai deu a suas Leis santas, a graça do Senhor também esteve lá naquele dia.
O que aconteceu com o povo depois de ouvir os mandamentos? Todos ficaram preocupados e com razão, pois em sua sinceridade perceberam que não consegueriam cumpri-los fielmente.
Ao findar o discurso, o Senhor Deus, chama Moisés ao cume do monte. Moisés também estava preocupado por si mesmo por causa da Lei, e será que ele imaginava o por que da sua chamada ?
Quando chegou lá, o Senhor Deus começa a falar com ele, sobre os mandamentos que havia acabado de dar a todos.
Observe Êxodo 20:

1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Aqui mostra a reação do povo:

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.

Aqui veremos Moisés subindo ao cume do monte depois de Deus o chamar e ouvir dos 10 mandamentos os dois primeiros novamente. Por que isso aconteceu? A resposta está na oniciencia de Deus,confira o que aconteceu no cap.24. ele desce e fala ao povo as palavras de Deus, e no mesmo cap. é dito que subiu novamente ao monte e lá permaneceu duarante 40 dias e 40 noites perante o Senhor.

Aqui vemos Deus repetindo os dois primeiros dos mandamentos apenas. Deus já sabia que o povo iria pecar neste mandamento primeiro, e isso se deu no final dos 40 dias e 40 noites que esteve perante o Senhor.

21 E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
22 Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.


Nos versículos que se seguem, veremos Deus concedendo a sua Graça, o seu favor, a sua benevolência para com o povo:

24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

Este altar era para o beneficio do povo, pois Deus sabia que eles iriam transgredir seus mandamentos. Deus nunca se enganou com o povo, sabia muito bem do que somos capazes. Este altar era testemunha do seu amor para com o povo, de sua misericórdia e perdão.
Este altar representava a forma de como Deus perdoaria o seu povo, e principalmente o que realmente o Senhor faria por nós, não usando animais para ali sacrificar em lugar do pecador, mas a grande oferenda que o próprio Deus faria: oferecer o seu próprio Filho para que por meio dEle, fossemos aceitos por Deus Pai.

Moisés sabia que boa coisa era ao ser chamado por Deus. Apenas ainda não sabia do que se tratava.

O que podemos imaginar no que se passava na cabeça de Moisés durante a sua caminhada no monte até o seu cume estando preocupado, creio que pensamentos ocuparam a sua mente. Chegando lá, ao ouvir da boca do Senhor sobre os altares e de como deveriam ser levantados, Moisés certamente sentiu alivio perante o Senhor, ele mais uma vez contempla o quanto Deus é magnifico. Nos dias que se seguiram, o coração de Moisés estava consolado, e pode ouvir os estatutos do Senhor com tranquilidade e temor. A graça de Deus provoca justamente isto em nós, Conforto, consolo, força, coragem, segurança, convicção e muito mais.

A Lei e a graça trabalhando juntas a favor do homem naquele dia. A Lei mostrando o pecado e suas consequencias e a Graça de Deus agindo em nosso favor.A graça esteve entre o povo Judeu, e os que não aproveitaram dela, foram punidos severamente.
Entretanto, naquela época a graça não reinava, ela era concedida constantemente ao povo, pois a Lei ainda tinha poder sobre eles.
Já depois que Cristo veio, a graça reina soberanamente nos que creem em Jesus. Hoje nós nos encontramos debaixo dos beneficios da graça contantemente. A lei não pode nos punir mais, como acontecia antes da vinda do Senhor Jesus. Mesmo que naquela época alguém tivesse sacrificado em seu lugar um animal, se pecasse denovo, a lei ainda tinha poder sobre ele, e tudo voltava a se repetir.

Vamos agora usar como exemplo o dia em que o povo hebreu pediu para Arão fazer um ídolo como sendo o deus deles. Aqui neste momento é mostrado a primeira transgressão dos 10 mandamentos e justamente os primeiros de todos.

Qual foi a reação de Deus ao ver o povo tão depressa desviado dos seus mandamentos? Veja o texto: ÊXODO 32:

7 Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

Esta foi a decisão do Senhor com relação ao pecado cometido pelo povo. Deus os castigaria com a morte, e isto por causa de sua santa Lei. O povo merecia a morte por causa de seu pecado e com certeza isso seria o certo a se fazer, diante da maldade por eles praticado. Mas Deus então apresenta o caso a Moisés, e este intercede pelo povo, mesmo sem ter visto o que o povo havia feito, ele confiava em Deus, e por isso, Moises ao saber da maldade do povo, roga a Deus que use a sua misericórdia com o povo, e não os destruam. Deus aceita a oração do seu servo Moisés e o povo foi poupado.
IMPORTANTE: Todo o povo somava mais de 600.000 pessoas(Êxodo 12.37 e 38).
Por causa da graça e a misericórdia do Senhor naquele momento, o povo foi poupado, mas descendo Moisés, cerca de 3.000 homens foram mortos por causa desse pecado, e com isto entre o povo houve grande tristeza. Arão só não morreu por causa da intercessão de seu irmão, pois Deus também o castigaria.

Deus então fala as seguintes palavras ao povo por meio de Moisés depois deles terem pecado: Êxodo 33:

1 DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
2 E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
3 A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
4 E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
5 Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.

O povo sentiu na pele os efeitos da desobediencia. Contudo aqui vemos mais uma vez o quanto Deus é misericordioso. O povo certamente voltaria a pecar como aconteceu de fato, não uma vez, mas várias e várias vezes, e até hoje o fazem, e o fato de Deus não ir com eles, eles seriam poupados de serem consumidos num só momento.
Haveria alguém hoje no mundo todo que estivesse ainda vivo se não fosse a compaixão de Deus? Se Deus executasse suas leis rigorosamente, não haveria habitante neste mundo mais. Todos nós já estaríamos mortos.
Quantos adúlteros, idolátras, assassinos, cobiçosos, mentirosos, fornicários, prostitutos(as), ladrões, etc... há no mundo? todos cometemos pecado, e por isso Deus seria justo nos punindo com a morte( Romanos 6.23a).
Mas em vez disso, vemos no mundo todo a graça e a misericordia com todos os homens. Isto sim é a desmonstração de compaixão. Somente Deus tem este poder. Glória a Deus pelas suas infinitas misericórdias. Amém e Amém!

O povo de Hebreu depois deste pecado, voltou a pecar como podemos contatar no texto que segue, Números cap.11. Este pecado aconteceu depois de sairem de perto do monte Sinai. E muitos por causa do pecado cometido, morreram naquele dia. Mais uma vez Deus executando a sua santa lei.

Não queira estar debaixo da lei com suas exigencias, receba Cristo como seu salvador e seja colocada por Ele debaixo de sua graça. Amém! Os que são de Cristo estão livre do poder e autoridade da lei.

Veja bem, a Lei de Deus não pode nos condenar mais, mas isto não significa que Deus não punirá com disciplina os que pecarem contra Ele.

Nós fomos libertos da condenação do inferno, mas não de perdermos comunhão com Deus. A salvação é eterna, mas a comunhão entre Deus e nós pode romper-se, e por isso devemos confessar os nossos pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça(1 João 1.9).

Até aqui temos estudado o que significa não estar debaixo da Lei mas debaixo da graça.

Vamos continuar nossos pensamentos sobre o que é estar debaixo da lei mais um pouco. Depois verem os nos textos sobre o estar debaixo da graça.

Parece fácil entender o que estas palavras representam, mas o que vemos em nosso meio é que ainda não entendemos completamente sobre esta verdade.
No cap. 6 versiculos 14 e 15, é o primeiro lugar em toda a escritura que usou essa forma de linguagem. Eis os versículos:
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

O que é estar debaixo da Lei?
Para entendermos o que é estar debaixo da Lei precisamos voltar no tempo, e começar no dia em que Deus levou o povo aos pés do monte Sinai, já que foi nesse lugar, para ali dar so seus mandamentos. A partir daí poderemos ter uma clara explicação do que é estar debaixo da Lei e o que isso representa para todos nós em todo o mundo não apenas ao povo Hebreu.

Temos no livro do Êxodo cap. 19 as seguintes palavras do Senhor:

16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
19 E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

Também no cap. 20:

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.

O escritor aos Hebreus no cap. 12 escreveu assim sobre este dia:
18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.

Esta é a declaração de Deus sobre como foi os primeiros momentos do povo ao serem colocados pelo próprio Deus debaixo de sua Lei. Não foram o povo que a si mesmo se puseram debaixo da lei, mas foi o Senhor Deus que assim o quis.
As emoções de todos naquele grande dia, não foram de alegria e paz, mas de total medo, não apenas pelo fato de como a natureza reagiu naquele dia com a presença do Senhor no cume do monte, mas também devido as palavras proferidas pelo próprio Deus ao relatar mandamento por mandamento de forma audivél e compreensível.
A reação do povo foi a esperada por Deus, pois de fato eles naquele momento compreenderam perfeitamente o que a lei representava para eles. Deus atinge então o seu objetivo dando a sua santa leir(Romanos 3.19).
No cap. 19 de Êxodo vemos nas palavras do povo antes de ouvirem os dez mandamentos, que eles tinha todo o desejo de cumprir as palavras do Senhor, ainda não sabiam eles quais eram, mas que estavam todos animados. Quando então eles começam a ouvir Deus falando mandamento após mandamento, seus corações se encheram de terror, pois neles ouve verdadeiro coração disposto a obedecer, mas ao ouvirem tais mandamentos, em sua humildade , reconheceram a suas fragilidades.
Assim deve ser a realidade para todos os que estão debaixo da lei.
Está escrito em Romanos 4.15a: porque a lei opera a ira.Qual ira? a do homem ou a de Deus? Com certeza é a de Deus. É dito que Deus é um Deus que ira todos os dias(Salmos 7.11). E por que ele ira? Por causa da transgressão da Lei.
Observe bem estas palavras em Romanos 10:
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.

Veja também na carta aos Hebreus cap. 10:

28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

A justiça da Lei era severa, caso alguém descumprisse algum mandamento da Lei, a pessoa morria sem misericórdia, havendo testemunhas do acontecido. E isso aconteceu várias vezes no meio do povo de Israel, quando adúlteros e adúlteras, hereges, blasfemos e tantos outros eram surpreendidos no ato do pecado, até mesmo filhos insubordinados eram castigados por Deus com a morte, onde os próprios pais participavam do ocorrido.

Estar debaixo da Lei, representa estar debaixo da ira de Deus, pois como foi dito acima, a lei opera a ira. Jamais a Lei de DEus operará a graça e a misericórdia de Deus, pois de fato ela tem como objetivo por todo homem condenavél diante de Deus, e que todos estejam com as suas bocas fechadas perante o Senhor, como está escrito em Romanos cap. 3:

19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

Em nenhum momento Deus teve a intenção de nos justificar pela sua Lei, pois pela Lei ninguém será justificado diante de Deus.(Gálatas 3.11 Romanos 3.20).

Estar debaixo da Lei representa também estar debaixo de uma maldição.

Qual maldição? Vejamos o diz a palavra de Deus sobre isto em Gálatas 3.10:
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Moisés recebeu de Deus a seguinte ordem como está escrito em Deuteronomio cap. 27. 13 ao cap. 28. Nestes dois cap. Deus declara sob pena de maldiçao bem como suas consequencias o fato deles caso não obedecerem seus mandamentos.

Viver debaixo da Lei, é viver constantemente em grande temor, pois ninguém em sã juízo achará que conseguirá cumprir fielmente todos os dias de sua vida terrena, todos os mandamentos do Senhor. Tiago em sua carta escreveu assim quando à guarda da lei no cap. 2:

10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

A lei exige totalidade, jamais irá ela admitir a guarda apenas de alguns mandamentos e a desobediencia de outros. Pelo fato de nós sermos pecadores por natureza, somos levados por Deus a sermos misericordiosos uns com os outros, pois todos nós somos fracos, mas Deus não admite que a lei o seja.

Deus deu a lei com um objetivo: por causa das transgressões...;e para que a ofensa abundasse...

Veja o escrito em Galatas 3:
19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
E também em Romanos 5:
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse...

É dito em Romanos cap. 4.15, que sem lei não há transgressão, mas ainda assim o pecado já existia, polis em Adão o pecado entrou no mundo dos homens(Romanos 5.12).

Havia apenas este único mandamento, e como sabemos muito bem, foi o suficiente para introduzir o pecado ao mundo bem como suas terriveis consequencias(Genesis 2.16 e 17).

Como Deus disse, que a lei opera a ira, é de se esperar que caso a lei seja desobedecida necessário é que Deus puna o pecador, pois Ele é um Deus justo. Como seria o mundo se Deus fosse injusto? Como está o mundo com a falta da justiça reinando ? o que a injustiça está provocando em todos nós?

Deus é santo, e Ele não aceitará menos do que isso. Ao dar a Lei, Deus deu ao homem o padrão que Ele deseja em nós, ou seja, que sejamos justos e santos como Ele é.

Contudo o Senhor sabia como seria o mundo após dar as suas leis santas, pois em seus planos de redenção do homem era necessário que nós soubessemos de como o pecado é abominável diante dEle.

Devemos considerar como muito temor em que ambiente foi dado a lei do Senhor. Não foi em um ambiente calmo e sossegado, mas como acima já foi mencionado, havia trovões, relampagos, uma nuvem espessa, um sonido de buzina que aumentava cada vez mais e que o monte tremia grandemente e fumegava pois Deus descerá em fogo.Tudo isso declarava ao povo qual era a seriedade das palavras do Senhor.

Deus declara que o próprio Moisés ao ver o monte Sinai daquele jeito, teve medo, mas por ser ele o mediador entre Deus e povo Hebreu naquele tempo, subiu ao monte e entrando na presença do Senhor no cume do monte em meio àquele ambiente terrível, ouviu mais uma a advertencia de que o povo não transpassasse o limites estabelidos pelo próprio Deus(Êxodo 19.12 ,13, 21 e 23).

Veja as palavras em Hebreus 12:

18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.

O povo diante das palavras do Senhor, fala a Moisés sobre severidade do Senhor, quanto aos seus mandamentos, usando a declaração de um animal caso viesse a passar os limites estabelecidos. Esta comparação não foi absurda, mas muito inteligente da parte do povo, pois sabemos que os animais não possuem vontade própria, pois eles não possuem o livre arbitrio, mas que eles vivem por instinto natural, diferentemente de nós seres humanos, pois fomos criados por Deus e recebemos do Senhor o poder de escolha. O fato deles terem usado esta ordem do Senhor sobre o castigo de morte para qualquer animal, em vez de algum dos 10 mandamentos, é devido a inocencia dos animais. O povo viu que se Deus não pouparia um animal, o que seria então do homem que é pecador.

Então estar debaixo da lei, é estar debaixo de um jugo pesado, que ninguém jamais conseguiu carregar. Para se manter vivo por estar debaixo da lei, é necessário guarda-la fielmente todos os dias sem tropeçar jamais, pois não haverá perdão, ainda que conseguissemos por muitos anos guarda-la e em algum momento transgredissemos a lei em algum ponto. No livro do profeta Ezequiel cap. 18 está escrito:

20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
21 Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
22 De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.
23 Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.
25 Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?
26 Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na iniqüidade, que cometeu, morrerá.
27 Mas, convertendo-se o ímpio da impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida.
28 Pois que reconsidera, e se converte de todas as suas transgressões que cometeu; certamente viverá, não morrerá.
29 Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Porventura não são direitos os meus caminhos, ó casa de Israel? E não são tortuosos os vossos caminhos?
30 Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.
31 Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?
32 Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

Nos versículos 24 e 26 vemos claramente como era a realidade antes do Senhor vir ao mundo, para aqueles que estavam debaixo da Lei do Senhor. Deus não usaria o passado do justo caso este viesse a pecar, mas que pelo seu pecado morreria, pois naquele momento era tratado por Deus como transgressor das Lei.
Um exemplo bem forte dentre todos os que nós conhecemos é o caso do pecado de Moisés registrado em seu livro chamado de Números cap.20 do vers. 7 ao 12,24; 27.14;32.51.
No cap. 3 de Deuteronomio do versiculo 23 ao 29, Moisés ora a Deus pedindo para que o permitisse entrar na terra de Canaã, em vez de apenas ver de longe. Ele viveu dos 120 anos, 80 servindo a Deus começando no Egito e terminando sua carreira na beira do jordão. Por tantos anos Moisés foi fiel a Deus, mas mesmo assim o Senhor o disciplinou, não o deixando entrar na terra prometida, como ele tanta ansiava. Vemos Deus mostrando o quanto Ele é justo em suas ações.

Outro fator importante que devemos considerar é que estando debaixo da lei o pecado terá dominio sobre o homem. Seremos levados pelo diabo a todo momento a transgredirmos os mandamentos do Senhor. O pecado aproveitando do mandamento opera fortemente nos que estão debaixo da lei, e isso é devido o quanto o pecado é maligno. Somos tentados por satanas usando ele as leis do Senhor, tal como foi Eva no jardim do Éden. Lá o diabo seduziu a Eva usando o único mandamento com consequencias terríveis. O inimigo usa justamente a lei de Deus para fazer com que cada um de nós peque contra as leis do Senhor.
Enquanto o homem estiver debaixo da autoridade da Lei, Satanas irá escravisá-lo debaixo do pecado, fazendo com que todos permanecem debaixo da ira de Deus.

Todas as pessoas que não mais estão debaixo da autoridade da Lei, estão livres do dominio do pecado, pois sem lei não há transgressão. A força do pecado é a Lei, como podemos ver no texto abaixo:
1 Corintios 15.56:
56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Já há muito tempo, Satanas vem impondo com muita astúcia em todos os homens, desde o povo de Israel até os gentios, que Deus deu a lei para que o homem chegue até Ele. O inimigo sabe muito bem que por meio da lei nenhum homem será justificado diante de Deus pelas obras da Lei, mas como ele é o grande inimigo de Deus desde a sua queda, usa e usará até o fim este argumento.
Quando alguém deliberadamente tenta guardar a lei com o fim de ser salvo, na verdade esta é uma tentação do diabo, pois Deus não deu a lei para nos salvar. Lembremos que a tentação é o resultado de sermos levados a fazer algo que Deus disse para não fazer, ou de não fazer algo que Deus ordenou que fizesse.
O inimigo usa suas habilidades tendo como ferramenta a lei do Senhor.
Vemos muitos em nossos dias se gloriando na lei, como se eles estivessem fazendo tudo certo. Desde os dias do velho testamento teve aqueles que por causa da soberba se gloriavam por estarem debaixo da lei, como se eles também estavam guardando fielmente a lei do Senhor(Romanos 2.17 a 24).

Mesmo diante do que a palavra de Deus diz, é dito pela própria escritura, que muitos preferem estarem debaixo da lei(Gálatas 4.21), por que isso se dá? Certamente é uma obra do diabo. Como pode alguém querer ficar debaixo da lei? Não sabe eles que todos os que estão assim, estão debaixo também da ira de Deus e debaixo de uma maldição? Toda pessoa que quer ser justificada pelas obras da lei perante Deus, está condenada a passar a eternidade no lago de fogo, pois como já foi dito, ninguém será justificado diante de Deus pelas obras da Lei(Romanos 3.20,28,Galátas 3.11).

Veja o que está escrito em Gálatas 5. 1 a 15:

1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão(debaixo da lei.Palavras do autor).
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
6 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
10 Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
12 Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.


No vers. 1 é dito que não devemos nos colocar debaixo da servidão e esta servidão e estar debaixo das ordenanças da lei.
No vers. 4 é dito que as pessoas que querem ser justificadas pela lei estão separadas de Cristo e que não está debaixo da graça de Deus.
No vers. 7 é feito uma pergunta por Paulo ao irmãos: quem vos impediu para que não obedeçais à verdade?
Paulo afirma que esta persuasão não vinha de Deus, então certamente provém do diabo. É ele que persuade aos homens a agirem assim, levando cada um a desprezar a graça e a misericórdia de Deus por meio do seu Filho Jesus nosso Salvador e Senhor, alegando ao homem que ele tem condições para ir a Deus sem precisar de Jesus. O mesmo Jesus disse: EU SOU O CAMINHO E A VERDADE E A VIDA, E NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO FOR POR MIM(João 14.6)
A pratica das obras da Lei provoca no homem altivez, orgulho, soberba e muito mais. O que mais vemos no mundo todo são pessoas afirmando que são boas pessoas devido o que de bom estão fazendo, ou seja, estamos conseguindo cumprir a lei e não precisamos do filho de Deus para nos salvar, nós sozinhos estamos conseguindo. Que terrível é tal pensamento, como pode alguém alegar tal coisa?
Sabemos que Deus é misericordioso com todos, mas somente em vida. Aqueles que morrem rejeitando a graça de Deus, sofrerão eternamente no lago de fogo. E tudo isso por terem ouvido a satanas com as suas mentiras.
Deus é amor, mas também é um Deus justo. E a justiça de Deus será executada em seus minimos detalhes.
Como estão as pessoas no HADES agora? sofrendo. Tiveram elas oportunidade de perdão? com certeza, pois está escrito na carta de 1 Timóteo cap. 2:
1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

Também está escrito 2 Pedro 3.9:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Também está escrito em Apocalipse 2: 21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.

Também está escrito em Atos 17:26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

Deus está sendo longanimo, deseja que todos sejam salvos, pois determinou que um dia todos irão prestar contas a Ele(Atos 17.31), e que está ordenado aos homens morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo(Hebreus 9.27).
Não está ordenado ao homem morrer uma segunda vez, esta morte será por causa da rejeição a Deus por não crerem em seu Filho Jesus. A segunda morte( Apocalipse 20.6) é a eternidade sem Deus, sofrendo para sempre(Mateus 25.46; Daniel 12.2 ; Apoc. 20.15, e outros).


Há muito a ser dito, mas por hora espero que tudo que temos visto, estimule voçe a estudar a palavra do Senhor sobre este assunto. Conheça mais sobre o poder da graça, pois somente assim terás a verdadeira paz ofertada por Deus. Amém!

Na continuação estudaremos a Graça de Deus.

*versículos usados no estudo

15 Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo d1 NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
a graça? De modo nenhum.
2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
19 Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
1 DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx             

 

 

                                           DEUS deseja habitar no meio do povo

CAPÍTULO 25
Deus manda o povo trazer ofertas para o tabernáculo
( Ex 35:4-9 )

1 ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3 E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
4 E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
6 Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
7 Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

Antes de entrarmos na meditação desta preciosa palavra, primeiramente iremos ver como o povo se encontrava antes deles ouvirem pela boca de Moisés que o Senhor desejava habitar no meio do seu povo.

No cap. 20 temos o Senhor nosso Deus falando audivelmente seus mandamentos ao povo no Monte Sinai.
Do versículo 18 e 19, mostra a reação do povo após ouvirem da própria boca do Senhor os seus mandamentos. No versículo 20 temos Moisés falando, consolando seus corações.
Agora no versículo 21, temos Moisés subindo novamente ao cume do monte, após ter sido chamado por Deus. O povo certamente ficou no arraial preocupados com as palavras do Senhor, e enquanto isso Moisés sobe a ouvir o Senhor novamente, e somente ele estaria ouvindo o Senhor naquele momento.
Do arraial o povo olhando para o monte o via da seguinte forma:
18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.

Moisés porém se chega ao Senhor em meio a tudo isso, e conforme o testemunho sobre a pessoa de Moisés nesse dia, o Espirito de Deus, diz:Hebreus 12

18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.

Chegando lá, o que ouviu Moisés da parte do Senhor, em primeiro lugar?

VEjamos:

22 Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

Dos Dez mandamentos dito aos ouvidos de todos, o Senhor apenas repete : NÃO FAREIS OUROS DEUSES COMIGO; DEUSES DE PRATA OU DEUSES DE OURO NÃO FAREIS PARA VÓS.

Depois disso o Senhor então fala ao seu servo Moisés algo que certamente inundou o seu coração de alegria, de paz, e de esperança. O que é?

Do versículo 24 ao 26, Deus concede sua graça ao seu povo, dando a eles o escape da punição imposta pela sua santa LEI. Este altar representa o amor, a misericórdia, a bondade, a compaixão infinda do Senhor.
O povo não estava apar desta maravilhosa provisão do Senhor para beneficio deles mesmos, antes eles estavam todos sinceramente preocupados. Apenas Moisés tinha consolo em seu coração, e conhecendo a pessoa dele, penso que desejava por tudo descer ao povo logo, para lhes contar estas preciosas palavras do Senhor.

Mas ele só desceu ao povo um tempo depois, pois ainda o Senhor tinha outras palavras a dizer, das quais o povo também deveria ouvir e atentar.
Como podemos notar, do cap. 21 até 24 versículo 2. Deus deu a Moisés estatutos, também a 3 festas do Senhor que o povo deveria comparecer a Ele, também que Deus enviaria um anjo para ir adiante deles. Após feito isso, o Senhor então libera Moisés para descer ao povo, e chegando lá, convoca todo o povo e lhes declara tudo o que o Senhor os tinha determinado até então. A reposta do povo foi uma só: Todas as palavras, que o SENHOR tem falado, faremos.
Finalmente após ouvirem as palavras do Senhor, todo o povo agora tinham em seus corações, o mesmo que Moisés tinha: consolação, paz, alegria, e muito mais.
Louvado seja o nosso Deus pelas suas eternas misericórdias, de fato o povo podia dizer: a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos. Saber que o Senhor pode com o seu poder, tudo quanto Ele desejar em seu coração. Amém!

Pensando um pouco sobre estas palavras que o povo disseram a Moises após terem o ouvido, aqui não é mesmo dia em que Deus declarou seus 10 mandamentos, aqui é sobre o relato dos cap. 21 ao 24.2.
No dia em que Deus falou seus mandamentos o povo reagiu dizendo:

Deuteronomio 5:

23 E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
24 E dissestes: Eis aqui o SENHOR nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.
25 Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR nosso Deus morreríamos.
26 Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo?
27 Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.

Pergunta:Estavam eles sendo sinceros perante o Senhor, ou não?

O Senhor faz questão de testemunhar sobre tal ação por eles feita, vejamos o que o Senhor disse sobre isso:

28 Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.
29 Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.

Somente o Senhor tem este poder, de conhecer a verdade de cada coração(Salmo 139). Nós porém nos enganos muito, para não dizer sempre.

Moisés diferentemente do Senhor, poderia como homem que era, duvidar do povo, mas não o Senhor, pois Ele, somente Ele tem todo o conhecimento de nossos pensamentos.


Além destas coisas que temos visto, há algumas informações adicionais, que podemos usar para a nossa meditação:
Conhecendo a história povo Hebreu, desde a sua escravidão durante mais de 400 anos na terra do Egito, até esse dia glorioso ao pé do monte Sinai no terceiro mês de sua saída do Egito, da casa da servidão.

O povo havia recebido de Deus por graça imerecida, não apenas a libertação da escravidão, mas também a proteção no decorrer de sua jornada a caminho da terra prometida, a terra de Canaã, o seu lar definitivo. O Senhor em todo o tempo de demostrado sua afeição para com eles, suportando todas as provocações que eles faziam contra a o Senhor para o provocar à ira. Deus sempre teve compaixão deste povo, e eles o sabiam muito bem de tudas as maravilhas feitas por Deus a eles.

Então podemos dizer claramente que todos eles sem exceção, estavam totalmente agradecidos a Deus por todos os beneficios recebidos sem merecimentos algum.
Gratidão, compromisso, responsabilidade e muito mais tinham eles com o Senhor.

Justo é o Senhor por ter de nós toda a devoção, louvor, gratidão, justiça, fidelidade, temor e tremor.

Não esquecendo de suas murumurações pelo caminho, bem como quando ainda estavam debaixo da escravidão, e após Moisés ter falado ao faraó, para os deixar ir, e como consequencia, o rei mandou castigar mais severamente o povo. E o povo se queixou com Moises e Arão.

Deus havia dado a ordem para Moisés dizer ao povo as seguintes palavras, em Êxodo 6:

6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o SENHOR.

Estas palavras estavam no coração do povo desde esse dia, e não era diferente no Monte Sinai. O povo já havia recebido a libertação da servidão, haviam presenciado a mão poderosa de Deus agindo entre eles, sendo agora propriedade exclusiva do Senhor para sempre.

Como não estariam eles, agradecidos por tantas maravilhas?
Pensando sobre tudo isso que temos comentado, e relacionando com a vontade de Deus habitar no meio deles, e de que voluntariamente deveriam dar ofertas alçadas ao Senhor para a construção de um Santuário para morada de Deus, o povo certamente dariam suas ofertas com todo o prazer, de plena satisfação e contentamento.

Antes mesmo de falar ao povo sobre o trazer os materiais requiisitados pelo Senhor, o mesmo Deus já sabia da prontidão de todos, homens e mulheres , e que todos iriam ofertar voluntariamente.

Algo que me chamou a atenção: Não era eles escravos no Egito? Como eles conseguiram todos aqueles materiais solicitados por Deus? Sabemos que o povo Hebreu quando morava no egito, tinham eles gado, fazendas, e outras mais. Deus em sua misericordia concedeu graça ao seu povo como está escrito abaixo:

ÊXodo 3:

21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Êxodo 11:

2 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.
3 E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.

Quando Deus entregou a lista ao seu servo Moisés, sabia ele que não havia falta de nenhum ingrediente naquela lista, e que todo o povo o teriam em suas mãos?

Falando agora da forma como Deus propos ao povo a construção deste santuário para a sua morada. Sendo Ele agora Salvador deste grande povo, em vez de obrigá-los a fazerem tudo sem questionamento algum, em vez disso, deixa a critério de cada um deles, para fazerem voluntariamente, de coração.
Sendo Ele Deus, e já sabendo de tudo antes mesmo de algo vier a acontecer, o Senhor os convida a trazerem cada um qualquer item da lista dos materiais solicitados pelo Senhor. Cada um deveria se dispor de vontade própria e ofertar aquilo que estivesse em suas mãos.
Cada um ofertou aquilo que possuiam, sendo algo de grande valor ou não, eles traziam ao Senhor para a glória do Senhor.

Vejamos esta lista:

3 Ouro, e prata, e cobre,
4 E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
6 Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
7 Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

Agora vejamos o momento em que cada um deles ofertavam ao Senhor cada item.

Houve aproximadamente uns 6 meses até a montagem deste Santuário, pois ele foi levantado no dia 01 do primeiro mês(Abibe) do ano segundo.

No cap, 35 , Moises então declara a vontade de Deus em habitar no meio do seu povo, e que eles deveriam então trazer voluntariamente ofertas ao Senhor, das quais lhes seriam declaradas, como aconteceu neste cap. 35.


CAPÍTULO 35
O sábado e as ofertas para o tabernáculo
1 ENTÃO Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem.
2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá.
3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.
( Ex 25:1-9 )
4 Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:
5 Tomai do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao SENHOR: ouro, prata e cobre,
6 Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,
7 E peles de carneiros, tintas de vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia,
8 E azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático.
9 E pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral.
10 E venham todos os sábios de coração entre vós, e façam tudo o que o SENHOR tem mandado;
11 O tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas, as suas barras, as suas colunas, e as suas bases;
12 A arca e os seus varais, o propiciatório e o véu de cobertura,
13 A mesa e os seus varais, e todos os seus pertences; e os pães da proposição,
14 E o candelabro da luminária, e os seus utensílios, e as suas lâmpadas, e o azeite para a luminária,
15 E o altar do incenso e os seus varais, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta para a entrada do tabernáculo,
16 O altar do holocausto, e o crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia e a sua base,
17 As cortinas do pátio, as suas colunas e as suas bases, e o reposteiro da porta do pátio,
18 As estacas do tabernáculo, e as estacas do pátio, e as suas cordas,
19 As vestes do ministério para ministrar no santuário, as vestes santas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.

Não podemos esquecer de um grande e importante detalhe: Moises só disse estas palavras ao povo, depois deles terem pecado contra o Senhor adorando aquele bezerro de ouro.O Senhor disse a Moises:

7 Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
( Ex 32:30-35 Dt 9:25-29 )
11 Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
14 Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Se não fosse a intercessão de Moises, todo o povo teria morrido por essa transgressão da Lei.Mas apenas algumas foram castigadas com a morte, a grande maioria do povo porém continuaram vivos naquele dia fatidico.

IMPORTANTE: Quando Moises desceu do monte com as duas tábuas de pedra, escrita pelo dedo de Deus, ao chegar lá, e vendo o pecado do povo, quebrou as duas tábuas de pedra ao pé do monte. O que levou ele a fazer isto? Voçe já pensou nisto?

Eu particularmente vejo assim: do que vai adiantar ver e saber do conteúdo destas tábuas de pedra, se não haverá consideração por elas?
Do que adianta termos a Biblia em nossas mãos, e não praticarmos o seu conteúdo?
Por acaso, servirá estes, como amuleto de sorte? como muitos o fazem, deixando aberto, como por exemplo: o Salmo 21, ou 91, ou outros livros?

E quanto ao santuário? Do que adiantaria um santuário, sem ter Deus ali, habitando no meio do povo?
Deus havia dito a Moises: deixa-me que destruas este povo de dura cerviz!
Mas Deus que é riquissimo em misericórdia, e ela é a causa de não sermos consumidos(palavras de quem estava debaixo da Lei santa de Deus(?).

Agora, o povo então poderiam ofertar a Deus com maior gratidão.

Como segue agora, podemos ver a prontidão do povo.

 

A prontidão do povo em trazer ofertas
20 Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés,
21 E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.
22 Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;
23 E todo o homem que se achou com azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia;
24 Todo aquele que fazia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para toda a obra do serviço.
25 E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino.
26 E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras.
27 E os príncipes traziam pedras de ônix e pedras de engastes para o éfode e para o peitoral,
28 E especiarias, e azeite para a luminária, e para o azeite da unção, e para o incenso aromático.

29 Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao SENHOR.

IMPORTANTE: Da forma como foi dito: todo homem e mulher cujo coração voluntariamente ofertaram, será que isso está dizendo claramente que nem todos houve essa vontade de participar nesta obra do Santuário?

Depois que todo o povo cujo coração se dispôs, trouxeram suas ofertas ao Senhor, o mesmo Senhor preparou homens que escolhidos por Ele, para executarem o feitio de todos os utensilios do santuário. Observe o texto abaixo no cap. 35:

Deus chama Bezaleel e Aoliabe
( Ex 31:1-11 )
30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
32 E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
33 E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.
34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã.
35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.
CAPÍTULO 36
1 ASSIM trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.
Moisés entrega aos obreiros as ofertas do povo
2 Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.
3 Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias.

Algo interessante aconteceu depois disto, vejamos o que:

4 E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
5 E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse.
6 Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
7 Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.

O povo deu mais do que foi necessário para a construção deste Santuário, chegando a serem proibidos de trazerem mais oferta ao Senhor. A prontidão deles foi algo maravilhoso, sublime. Seus corações mesmo já tendo ofertado ao Senhor, continuaram com a mesma prontidão de vontade. Isso é sinal claro de gratidão àquele que os havia salvado com mão forte.

Não podemos esquecer que tudo isso aconteceu no período da Lei, onde constantemente Deus se irava como o povo a ponto de desejar os consumir pelo seu Zelo santo. E isso por causa da lei do Senhor.

Qual deve ser a atitude dos que alcançaram o favor de Deus no tempo presente? Como devemos ofertar ao nosso Deus? Há de nossa parte gratidão para com Aquele que nos salvou, nos libertando do poder das trevas?

Há a necessidade de proibir a nós de continuar a trazer ofertas ao Senhor pois já tem o suficiente? Ou precisamos de constante exortação à nossa pouca ou nenhuma contribuição na obra de Deus?

Já houve alguma vez em que Deus nos mandou parar de ofertar?

O que de diferente aconteceu o povo que não aconteceu conosco? Como eles foram tão prestativos naquele momento, e nós
como EKLESIA do Senhor, constantemente somos cobrados por Deus sobre tal assunto, não apenas nós, mas desde os primeiros dias da Eklesia do Senhor aqui nesta terra.

Em relação ao povo Hebreu naquele momento, todos se disporam, homens e mulheres cujo coração foi movido por Deus voluntariamente, agora no caso da EKLESIA de Deus, que somos nós, apenas algumas pessoas nunca deixaram de ofertar ao Senhor o que para eles era proposto em seus corações.


cap. 39

32 Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
O tabernáculo é entregue a Moisés
33 Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
34 E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura;
35 A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
36 A mesa com todos os seus pertences, e os pães da proposição;
37 O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
38 Também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda;
39 O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base;
40 As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;
41 As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Arão o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
42 Conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.
CAPÍTULO 40
Deus manda Moisés levantar o tabernáculo
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
3 E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
4 Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.
5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo.
6 Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação.
7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água.
8 Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
10 Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
11 Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás.
12 Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.
13 E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.
14 Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
15 E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.
16 E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.
O tabernáculo é levantado
17 Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
18 Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
19 E estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
20 Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca.
21 E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o SENHOR ordenara a Moisés.
22 Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu,
23 E sobre ela pôs em ordem o pão perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
24 Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25 E acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu,
27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés.
28 Pendurou também a cortina da porta do tabernáculo,
29 E pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o SENHOR ordenara a Moisés.
30 Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela pôs água para lavar.
31 E Moisés, e Arão e seus filhos nela lavaram as suas mãos e os seus pés.
32 Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o SENHOR ordenara a Moisés.
33 Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar, e pendurou a cortina da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra.
A nuvem cobre o tabernáculo
( Nm 9:15-23 )
34 Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;
35 De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.
36 Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
37 Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse;
38 Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

 


Exortação à obediência
12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
14 Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
15 Tão-somente o SENHOR se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
17 Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
18 Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
19 Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Ao SENHOR teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.
21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.
22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.

Que o SENHOR DEUS, NOS AJUDE A SERMOS LEAIS EM TUDO A ELE, PARA SUA HONRA GLÓRIA E LOUVOR PARA SEMPRE. AMÉM!


segue no próximo estudo, a continuação sobre Deus habitar no meio do seu povo. Iremos com a graça de Deus, estudar sobre o fato de DEUS HABITAR NÃO APENAS EM NOSSO MEIO, MAS EM NÓS, POIS COMO ESTÁ ESCRITO: SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, SOMOS MORADA DE DEUS. ALELUIA! aMÉM!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




ONLINE
1